Vereadores de Lagoa Santa tiveram uma reunião quente na noite de ontem (15/06). Eles desmascararam um esquema envolvendo a aplicação de vacinas contra a Covid-19 na cidade, a chamada “farra das vacinas”.
Leia também: Jovem de Lagoa Santa é destaque no ramo da construção civil em acabamentos de alto padrão
Leia também: Ocorrência de ameaça termina com grande apreensão de drogas em Lagoa Santa
Após quase 2 meses de investigação, mandado de segurança, pedidos reiterados em plenário… e nada dessa lista aparecer. Foi somente por intervenção judicial, obrigando a Prefeitura de Lagoa Santa a fornecer a lista dos vacinados que o vereador denunciante, Leonardo Daher (PL), teve acesso.
E durante a reunião a “farra das vacinas” em Lagoa Santa foi confirmada.
O vereador garantiu que o secretário municipal de saúde, Gilson Urbano, foi vacinado ainda em fevereiro/2021 com as duas doses, quando a faixa etária estava em torno de 80/90 anos. Além dele, vários outros servidores receberam as duas doses, até mesmo, quem estava trabalhando no sistema home office.
“Além do secretário de saúde, aproximadamente 150 pessoas receberam a vacina de forma irregular. Jovens, servidores da secretaria de saúde, arquitetos e até funcionários em home office. Enquanto Lagoa Santa é uma das cidades do vetor norte mais atrasada e burocrática na aplicação das vacinas, descobrimos mais essa. Cumpri o meu papel, de fiscalizar e exigir transparência na gestão da pandemia”, destacou Leonardo Daher.
Ainda no andamento da reunião, os vereadores de Lagoa Santa Juninho Fagundes (PL), Fabiano Moreira (PSB), Helinho (PL) e Bureska (PV), se posicionaram pelo imediato afastamento do secretário de saúde do cargo para que ele não atrapalhe o andamento das investigações.
Até mesmo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, não foi descartada. Ainda faltam nomes na lista recebida, descumprindo uma determinação judicial. De acordo com o vereador, a lista está cheia de “outros”, ao invés dos nomes.
Dentre as 14 cidades do vetor norte, apuramos que apenas Lagoa Santa passa por esse escândalo do fura fila da vacinação.
Que a Prefeitura, o secretário de saúde, consigam explicar e se defender dessa grave acusação. E os servidores “espertões”, reflitam sobre as 148 mortes registradas em Lagoa Santa de vítimas da Covid-19.
Será que nenhuma delas poderia ser evitada? Nós tentamos contato com o secretário, mas ele não retornou nossas mensagens.
Polêmica no Norte de Minas
Outra polêmica envolvendo Gilson vem da cidade de Janaúba, onde o então secretário de saúde teria comprado R$ 30 mil reais em salgados para um evento da secretaria de saúde, conforme divulgado no Blog do amigo Pablo de Melo – CLIQUE AQUI.
Por Felipe Cruz