Uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e Polícia Militar, prendeu na tarde de ontem (26/01), dois suspeitos de cometerem mais de 20 homicídios em Lagoa Santa nos últimos quatro anos.
Leia também: Kalil mantém proibição de Supermercados e Padarias abrirem neste domingo (28/03), em BH
Leia também: P.A de Pedro Leopoldo começa a funcionar nos finais de semana para desafogar atendimentos no Hospital
Identificados como Pirata, 33 anos, e Samuray, 17, a dupla foi presa na cidade de Betim. Contra eles haviam mandados de prisão, além de busca e apreensão em aberto. De acordo com o inquérito, Pirata estava foragido desde 2017.
Conforme explica o delegado Daniel Balthazar, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil em Nova Lima, a dupla tentava estabelecer o controle sob pontos de vendas de drogas na região do bairro Jardim Canadá.
“O homicídio que investigamos, com suspeita de participação dos dois, estaria relacionado ao conflito com traficantes rivais”, esclarece Balthazar.
O tenente-coronel Fábio Cassavari, comandante da 1ª Cia Ind da Polícia Militar, ressalta o resultado dos esforços para localização dos investigados.
“Através do trabalho conjunto de inteligência das polícias, foi possível obter esse sucesso”, observou ao pontuar que os levantamentos apontam para emprego de métodos violentos na prática dos homicídios.
Ambos foram localizados no bairro Duque de Caxias, em Betim, no momento em que saíam de carro de uma residência.
Eles não apresentarem resistência à ação policial. Na casa, os policiais apreenderam uma arma calibre 9mm de fabricação Croata, dois pentes municiados e documentos falsos.
Homicídios em Lagoa Santa
A prisão da dupla só foi possível graças ao trabalho de investigação que teve início na Delegacia de Lagoa Santa. De acordo com as investigações, a dupla ganhou expressividade no mundo do crime na cidade.
A gangue liderada por eles chegou a comandar o tráfico de drogas no bairro Vila José Fagundes. O inquérito aponta a participação da dupla em, pelo menos, 20 homicídios na cidade nos últimos 4 anos.
A dupla é conhecida pela frieza dos “ataques”, que aconteciam a qualquer hora do dia. O Delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Santa, responsável pelo pedido de prisão da dupla, comentou a prisão.
“De acordo com as nossas apurações, seriam, pelo menos, 20 homicídios com a participação desses dois indivíduos, o que nos levou a representar pelos respectivos mandados de prisão e de busca e apreensão.
Aproveito para parabenizar toda equipe da PC de Lagoa Santa pelas investigações e todos os envolvidos na prisão desses indivíduos de alta periculosidade”, destacou Dr. Flávio Rabello Teymeny.
Os dois foram encaminhados à Delegacia de Plantão em Betim para formalização do cumprimento da prisão e do mandado de busca e apreensão. Pirata é natural da Bahia e Samuray é mineiro de Betim.
Por Felipe Cruz