Estamos no sexto mês de atividades dos novos vereadores e prefeitos. Vocês estão se sentindo representados pelos políticos eleitos em sua cidade? Você está satisfeito (a) com o serviço de saúde que seu prefeito está oferecendo?
Leia também: Confira a coluna da Bióloga Lorenna Cruz sobre a APA Carste de Lagoa Santa
Leia também: Quem ama Bolo de Cenoura? Confira uma receita deliciosa e dicas valiosas de Renata Sancoel, a Renata Bolos
E com a politica de meio ambiente, educação, transporte e segurança? E seus vereadores, estão atentos às necessidades da população? Estão fiscalizando o executivo? Ou estão gastando o dinheiro de diárias em viagens durante a Pandemia COVID 19?
Na cidade de Lagoa Santa, na ultima eleição, o número de abstenções foi de 10.803 (23.26%), número de votos brancos 1.746 (4.90%), e votos nulos 2.426 (6.81%), dados do Tribunal Regional Eleitoral. Dessa forma, o número de pessoas que não participaram do resultado final da eleição chegou a quase 15.000 mil eleitores.
Acredito que são eleitores que não queriam votar em nenhum dos candidatos. São moradores exigentes, com um grau de insatisfação elevado e não concordam com a forma que Lagoa Santa vem sendo administrada. Lembro que o candidato que ganhou em Lagoa Santa obteve 19.179 mil votos, quase o mesmo número de pessoas que não quiseram participar da eleição.
Então eu pergunto: será que se esses moradores tivessem votado o resultado seria diferente? Não digo só no resultado dos candidatos eleitos, mais também na atitude dos mesmos. Será que se esses eleitores exigentes declarassem sua opinião ao invés de se absterem, os serviços públicos seriam melhores?
Como por exemplo, paciente suspeito de COVID 19 conseguiriam fazer o teste na rede pública?
Será que os vereadores teriam mais conscientes do cargo que ocupam? Digo isso porque, para mim quando a população deixa de votar, parece que os candidatos eleitos trabalham de costa para a população.
O político pode entender que a população está satisfeita com o jeito que a cidade está e não fazer nada. Seguindo esse raciocínio, o prefeito pode burocratizar a saúde de forma que poucas pessoas tenham acesso. Autorizar loteamento e mais loteamento, sem que a cidade tenha água, luz e esgoto para todos.
Deixar de votar não estaria fortalecendo justamente os políticos que têm empresários financiando sua campanha, o conhecido toma lá da cá? Quando a população não faz nada, os maus políticos fazem o que querem.
Assim, eu provoco os moradores que não votaram na eleição passada, vamos participar de forma ativa da politica, vamos cobra de modo que o político eleito trabalhe. Rede social, Conselhos Municipais, reunião na Câmara Municipal, reuniões de licitações, etc.
Mudando nossa atitude, mudaremos a atitudes de nossos políticos.
Deixo minha reflexão.
Vanilza Olivera