WhatsApp Image 2024-03-05 at 16.07.06

Vereadores de Lagoa Santa visitam Santa Casa; nova direção apresenta prestação de contas e ampliação de leitos

A Santa Casa de Lagoa Santa convidou os 15 vereadores do município  para uma reunião de apresentação dos novos membros da gestão, bem como realização da ação de prestação de contas.

A ação visou aproximar a instituição da Câmara de vereadores da cidade, buscando discutir melhorias para os rumos da saúde municipal, principalmente no que diz respeito às demandas hospitalares.

 

Operação da ROTAM em Lagoa Santa apreende 11 armas de fogo, quase R$ 5 mil em dinheiro, além de drogas e detenção de 2 suspeitos

 

Prefeitura de Vespasiano vai inaugurar o Complexo Lagoa do Morro Alto dia 9 de março

 

MC LOCACOES
A mais completa em locação e venda de equipamentos para sua obra /reforma. Clique e fale conosco.

 

Foi realizada hoje, dia 4 de março, uma reunião entre a nova diretoria da Instituição e o Legislativo Municipal.

Com a presença de 10 vereadores (Léo Daher, presidente da Casa, Bruno Braga, primeiro secretário, Juninho Fagundes, Bureska, Helinho, Professora Lavina, Paulo da Adm, Joaquim Rufino, Sargento Sabrina e vereador Rogerinho), foram apresentados, além de dados vinculados aos serviços municipais, detalhamento dos serviços oferecidos, os procedimentos realizados, as especialidades médicas disponíveis e discutidos temas como renovação do contrato de prestação de serviço com a prefeitura e projetos de ampliação para melhorar o Pronto Atendimento.

Foi apresentado um raio X, de 2018 a 2023, de tudo o que foi feito, ano a ano.

Durante a reunião, uma visita às dependências da Instituição também foi realizada pelos parlamentares.

 

Santa Casa Lagoa Santa Vereadores

 

Acompanhados do diretor-geral da Entidade, o médico Dr. Tiago Araújo Alves e equipe, eles percorreram os espaços do Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do atendimento ambulatorial e da enfermaria, assim como seus locais de ampliação que passará de 52 leitos para 101 leitos.

No percurso da visita, foram discutidas questões ligadas à implantação de alguns serviços, como o de hemodiálise e o aumento no número de realização de cirurgias eletivas, entre outras.

Quanto aos atrasos ou demora no atendimento de urgência e emergência, formas de se resolver o problema também foram pontuadas, apresentadas e debatidas para que todos os atendimentos possam, dentro do possível, estar dentro do Protocolo de Manchester, um processo que ajuda a organizar a etapa de acolhimento dos pacientes, identificando os atendimentos prioritários de acordo com a gravidade de cada um.

 

 

Como fiscalizadores dos recursos públicos, os vereadores elogiaram a iniciativa da reunião que classificaram como de extrema importância.

Segundo eles, uma apresentação como a realizada jamais havia acontecido. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Léo Daher, a visita foi de extrema importância para entender a realidade da instituição.

“Conhecer a estrutura, os problemas e a capacidade da Santa Casa e muito importante, principalmente por saber da capacidade que a instituição tem, inclusive, pontuar que a prefeitura pode realizar mais procedimento na cidade ao invés de mandar para outros municípios”.

 

Santa Casa Lagoa Santa Vereadores

 

O vereador Juninho Fagundes, disse ter ficado, juntamente com os demais parlamentares, muito satisfeito com o convite, destacou a importância do diálogo entre o Legislativo e a Santa Casa de Lagoa Santa para uma melhor compreensão de ambos os lados.

“A construção de uma política pública deve ser feita em conjunto. Saber das necessidades da Instituição faz com que possamos contribuir de forma mais efetiva, seja através de indicação de emendas, seja através do diálogo com o Executivo Municipal”.

Para o novo Diretor Geral, Dr. Tiago Araújo Alves, a reunião demonstra a importância do amplo diálogo com os Poderes para a busca de melhorias na saúde do município, levando em consideração a realidade do Hospital e, claro, principalmente o aumento nas demandas de atendimento, ocasionadas atualmente, por exemplo, pelo crescente número de casos de dengue e outras doenças por arboviroses.

“Lagoa Santa conta com o maior aparelho hospitalar de toda a região e com grande potencial de atendimento para melhorias à toda a população. A ação de hoje, com a presença dos vereadores, vem mostrar que esse canal de diálogo está aberto e precisamos construir uma saúde mais justa para toda a população.

No que depender de nós, da diretoria da Instituição, o diálogo, a transparência e o trabalho em equipe será diário e perene”.

Por fim, terminada a reunião, os vereadores almoçaram com a equipe técnica e os funcionários no refeitório do Hospital que fornece, diariamente, cerca de 630 refeições diárias.

Ficou estabelecido entre a diretoria da Santa Casa e os parlamentares um encontro mensal com objetivo de prestar contas sobre os serviços realizados pela instituição bem como construir soluções que contribuem para a melhoria do atendimento à população.

Por Felipe Cruz

 

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se