unnamed

Senac terá grupo de estudos sobre cultura alimentar

Encontros serão gratuitos na sede do Barro Preto; próximo será no dia 14/08 com o tema “cozinheiras de Minas Gerais”
Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte prepara uma série de encontros para estudar as diversas expressões da gastronomia tradicional mineira. Denominado Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar – Geca, o projeto envolve os alunos da intuição e também é aberto à comunidade. O primeiro encontro teve como tema a obra “Feijão, angu e couve”, de Eduardo Frieiro, e as narrativas da comida mineira. A próxima turma se reúne no dia 14 de agosto e a temática será “cozinheiras de Minas Gerais”, com o objetivo de explorar e reconhecer o papel fundamental de mulheres como detentoras e transmissoras dos saberes culinários que constituem a base da cozinha mineira. A inscrição pode ser realizada pela plataforma Doity.
O Geca irá promover estudos sobre cultura alimentar, enfatizando a gastronomia tradicional como um elemento essencial do patrimônio cultural imaterial. Segundo a professora de História e Cultura da Alimentação, Carol Figueira, o Geca irá estudar a gastronomia tradicional mineira, identificando pratos, ingredientes locais e métodos de preparo característicos, de modo a elaborar uma compreensão das práticas culturais alimentares dessa região.
Vamos explorar a significância cultural e social das práticas alimentares em Minas Gerais, examinando como essas tradições expressam a identidade, a história e os valores das comunidades locais. Além de analisar o papel da gastronomia mineira na coesão comunitária, investigando como as refeições e festividades baseadas em práticas alimentares tradicionais fomentam a conexão entre indivíduos e gerações”, afirma.
O grupo também irá avaliar os desafios e oportunidades para a preservação da gastronomia tradicional mineira, considerando fatores como modernização, urbanização e interesse turístico.
Programação completa:

Agosto (14/08) – Cozinheiras de Minas Gerais: explorar e reconhecer o papel fundamental de mulheres como detentoras e transmissoras dos saberes culinários que constituem a base da cozinha mineira;

Setembro (04/09) – O milho e a mandioca como patrimônio imaterial: discussão sobre a importância destes alimentos na cultura e gastronomia mineiras;

Outubro (02/10) – Práticas alimentares de matrizes indígenas e africanas: análise e discussão das expressões alimentares dessas matrizes culturais em Minas Gerais;

Novembro (06/11) – Festas e celebrações tradicionais mineiras: explorar como a gastronomia se integra às festas e celebrações tradicionais de Minas Gerais, como o Festival de Jabuticaba de Sabará. O objetivo é entender como esses eventos culturais servem como veículo para a preservação e divulgação das práticas alimentares locais, além de contribuir para a coesão comunitária e a economia local.

Todos os encontros serão no Senac Belo Horizonte, localizado na rua dos Goitacazes, 1159 – 10º andar – Auditório – Barro Preto. A entrada é gratuita, mediante inscrição.

Serviço

Geca – Grupo de Estudos sobre Cultura Alimentar

Encontros em: 14/08, 04/09, 02/10 e 06/11

Gratuito

Senac – unidade Barro Preto

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se