Lumbriga1

Santa Luzia recebe Mostra de Teatro Popular entre os dias 20 e 25 de agosto; grandes nomes de Minas e nacionais na programação

Estão programadas mais de 25 atrações gratuitas e inclusivas para a população da cidade.

A cidade histórica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai receber, entre os dias 20 e 25 de agosto, a programação da Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia. O evento que chega à sua segunda edição vai oferecer mais de 25 atrações para a população local, com uso de ferramentas inclusivas como material em braile e intérprete em libras. As apresentações estão concentradas no Centro Histórico, com Teatro em Miniatura, intervenções artísticas com o personagem Seu Afonso e espetáculos  de artistas e produções famosos que vão movimentar o palco no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida e o adro da Igreja de Santa Luzia.

De acordo com o coordenador geral e diretor da Cia Lamparina, Bruno Regenthal, a Mostra é mais uma oportunidade de fortalecer a cultura teatral na cidade histórica. “A Mostra é um evento totalmente gratuito e inclusivo que leva a Santa Luzia entretenimento e lazer de qualidade para a população. Além daqueles que já gostam de teatro, também queremos atrair aqueles que nunca assistiram a um espetáculo do gênero e popularizar o acesso ao teatro da cidade”, ressalta.

Idealizada pela Cia Lamparina, a Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia é uma celebração cultural que tem o patrocínio da Irani Papel e Embalagem, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Santa Luzia.

Destaques da programação

Sucesso de público por onde passam, os artistas mineiros Carlos Nunes e Kayete  levarão para Santa Luzia a comédia Aperte o Play e Só… Ria, uma miscelânea de cenas engraçadas contadas com humor e inteligência, a partir da pré-história, até os dias atuais. O espetáculo tem direção de Fernando Veríssimo.

“Irmã Selma” é outra a atração confirmada na Mostra. Estrelado, escrito e dirigido pelo ator Octávio Mendes (Seu Memê da Praça é Nossa), o espetáculo que ficou em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo, por dois anos, está em turnê e vai passar por Santa Luzia. Além da freira humorista Irmã Selma, a peça traz a apresentadora Mônica Goldstein, o Ex-Gay, Maria Botânica para um encontro bem-humorado com o público.

O clássico “Perigo! Mineiros em Férias”, presença constante nas Campanhas de Popularização do Teatro e da Dança por quase 20 anos, é a bem-humorada história de um pai de família e funcionário público estadual que, para reduzir o estresse, aluga um bangalô em uma praia tranquila de Guarapari (ES) para descansar por sete dias com a família. Uma sucessão de fatos transforma a programação e a experiência da família. Assinada por Rogério Falabella, a peça é uma produção da Companhia Divertidamente Produções Artísticas, com os atores Carolina Cândido, Clarice Carvalho, Isadora Reis, Diorcélio Antônio, Leandro Bolina e Olavino Marçal. Na direção, dois mestres do humor mineiro: Ilvio Amaral e Maurício Canguçu.

Outro clássico da programação é Os Saltimbancos, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. A história do encontro de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que fugiram de seus patrões e formaram um grupo musical para tentar a carreira artística tem cenário lúdico e figurinos que vão encantar o público. A produção é da Divertidamente Produções Artísticas.

O Palhaço Lumbriga e Seu Afonso, em meio às suas trapalhadas, convidam o público para uma viagem no tempo, onde aconteceu um episódio histórico de Minas Gerais, ainda no Brasil Colônia: a revolta de Vila Rica. De forma lúdica, essa história é contada em diversas linguagens como a do teatro de máscaras, fantoches e palhaço.

Quem gosta de música não pode perder a apresentação do “Memórias Brasileiras”. Baseado nos programas de rádio e dividido em quatro blocos, leva para o palco o melhor da música brasileira com a seleção do Radialista, uma playlist de sucessos antigos que relatam vivências, amores, desentendimentos, arrependimentos e desejos.  A participação dos ouvintes está no terceiro bloco e, para fechar a noite, o DJ faz remix, mash ups e versões inéditas de canções que sobrevivem ao tempo. Nessa lista estão compositores e intérpretes como Cartola, Cássia, Cazuza, Gal Costa, Elza Soares, Nara Leão, Gonzaguinha, Mamonas Assassinas, Rita Lee e muitos outros ícones nacionais que serão trilha sonora de 20 coreografias exclusivas.

A Mostra de Teatro Popular em Santa Luzia também tem uma programação especial para as crianças. Entre os dias 20 e 21 de agosto, serão realizadas oficinas artísticas em duas escolas públicas da cidade, seguida de apresentações do “Espetáculo que não tem nome”. No sábado pela manhã, haverá um espaço para brinquedos infláveis e o show Revolixão, da Cia Lamparina e Cia Solares em um bairro da cidade.

Um dos legados da Mostra para a cidade será a realização de uma oficina profissionalizante para os interessados que quiserem ingressar na indústria do entretenimento ou mesmo aprender mais sobre essa área. As aulas acontecem nos dias 20 a 22 de agosto, das 20

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se