Há quase dois anos em Lagoa Santa, projeto Ecoar transforma óleo de cozinha usado em produtos de limpeza biodegradáveis.
A meta é fazer da cidade um modelo de “óleo zero” nos rios, riachos e esgotos.
Leia Também: Lagoa Santa promove Turismo Gastronômico com abertura do Festival Sabores
Leia Também: Fogo na região da Serra do Cipó destrói área de 370 hectares
A empresa compra, recolhe e recicla resíduos resultantes de frituras, transformando-os em produtos de limpeza ecologicamente corretos.
A iniciativa veio do empresário Joao Paulo Vital que se mudou para Lagoa Santa, trazendo sua empresa que atua no ramo da sustentabilidade há dezesseis anos.
Ele conta que as formulações têm patentes requeridas e foram criadas por seu pai, que é químico com mais de 50 anos de experiência, tendo trabalhado em grandes empresas como Açominas, Mannesmann ALSCO do Brasil entre outras.
Importante destacar que quando jogado no meio ambiente, o óleo de cozinha é altamente poluente.
Estima-se que cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água, sem contar que ao descartar o óleo na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local.
Além de entupimentos, causa danos ao sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes.
O projeto ambiental já ganhou a simpatia de proprietários de restaurantes, lanchonetes e padarias de Lagoa Santa e região, bem como a adesão da população.
A ideia agora é divulgar e ampliar a campanha tornando a cidade um exemplo de responsabilidade com o meio ambiente.
Qualquer estabelecimento ou residência que gere grande quantidade de resíduo pode aderir , solicitando a coleta periódica do óleo.
Como incentivo, a Ecoar busca acima de dois litros, fornecendo quando necessário as embalagens adequadas ao armazenamento. A população em geral pode usar garrafas pet para guardar o óleo. A cada cinco litros de resíduo a empresa troca por dois litros do sabão natural.
Infelizmente, segundo dados recentemente divulgados pelo jornal Estadão, no Brasil, cerca de 1 bilhão de litros de óleo de cozinha são descartados de forma indevida a cada ano.
Para mais informações e solicitação de coleta, entre em contato: (31) 99325-5575
Instagram @reciclagemdeoleolagoasanta
Por Bráulio Ivo