A prefeitura de Santana do Riacho deu início a um novo tempo em 01 de janeiro de 2021 quando Fernando Burgarelli e Fina da Escola assumiram o comando do poder executivo.
Mesmo com os inúmeros problemas deixados pela gestão anterior, Fernando e Fina conseguiram montar uma excelente equipe de profissionais, enxugar a folha de pagamento e promover uma verdadeira “revolução administrativa”.
Leia também: Farmácia Núcleo do Ser comemora 30 anos de Lagoa Santa cobrindo qualquer orçamento e teste Covid à R$ 99
Leia também: Obra em praça de Lagoa Santa supera R$ 1 milhão de reais e população cobra explicação
E nesses pouco mais de 100 dias de mandato, Santana do Riacho e seus distritos – Serra do Cipó e Lapinha da Serra – começam a ganhar a cara da nova gestão, que tem em seus pilares o diálogo, o trabalho e a transparência.
“A vida é assim, esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!
E é com essa coragem que Fernando e eu estamos aqui hoje, completando 100 (cem) dias à frente da gestão do Município de Santana do Riacho.
Essa data é marcada por uma mistura de sentimentos, sonhos, mudanças, possibilidades, transformações, conquistas, expectativas, anseios…
É muito difícil descrever com precisão o que se passa em nossos corações, sobretudo, nesse momento em que não só o nosso município, mas o país inteiro, enfrenta tantas dificuldades.
Os desafios são enormes, mas quando acreditamos fortemente no melhor, nos tornamos capazes e mais fortalecidos para enfrentarmos todos eles.
Logo, o êxito do trabalho sempre é fruto de muita dedicação e esforços. E, muitas vezes, o esforço é justamente o que precisamos na vida.
Durante esses 100 (cem) dias trabalhamos na busca de concretizar os objetivos propostos no Plano de Governo que criamos para o Município de Santana do Riacho. E é por esse Plano que guiaremos nossa atuação nos demais dias, meses e anos da nossa gestão.
Nessa caminhada de 100 (cem) dias o aprendizado foi muito grande e significativo. Tivemos muitos acertos e também erros, com os quais aprendemos a sermos melhores.
Estivemos e sempre estaremos abertos à participação da comunidade, pois acreditamos que o diálogo, a participação popular e a colaboração mútua tornam um povo unido, dá-lhe força e faz com que ele vá muito mais longe a suas conquistas. Não é bobagem dizer que ‘a união faz a força’.
A vida em sociedade pressupõe esse espírito de interdependência e colaboração mútua desde que, obviamente, pautados por uma relação respeitosa e harmoniosa de ambas as partes.
E em nossa caminhada, não podemos deixar reconhecer e valorizamos o trabalho realizado pela equipe de servidores que nos dá suporte diariamente. Gratidão!
Como somente na unidade e por meio da união de esforços é possível alcançar sucesso, é na unidade que encontramos força suficiente para vencermos os desafios e superarmos os obstáculos, pois:
…solidários, somo gente;
…de mãos dadas, somos força;
…reflexivos, somos grupo;
…organizados, somos povo;
…unidos, somos soma;
…com ações concretas, construímos sempre!
E é dessa forma que vamos continuar trabalhando para fazer do Município de Santana do Riacho uma cidade preparada, pronta e acolhedora para se viver”, descreveu a vice-prefeita Fina da Escola.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Respeito com o dinheiro público por parte dos gestores é o desejo de todo cidadão. Na Prefeitura de Santana do Riacho, o princípio da economicidade se faz presente desde o primeiro dia de gestão.
Além de enxugar a folha de pagamento, o cancelamento de vários alugueis e uma revisão nos valores dos contratos deram a tônica nesses primeiros 100 dias, além disso, vale a penas destacar:
Regularização dos processos internos, além de um trabalho mais transparente;
Diminuição dos valores de aluguel que ainda são necessários e diminuição no valor dos aluguéis de automóveis;
Aquisição de 01 automóvel para o município com recursos próprios;
Aquisição de 01 automóvel através de convênio;
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
A Pandemia fez com que a educação se adaptasse a uma nova realidade. Novos desafios a educadores surgiram, mas o espírito de solidariedade sempre falou mais alto. Dentre as principais realizações da área, vale destacar:
Adaptação do ano letivo de forma remota, disponibilizando para às famílias dos alunos todo material didático;
Desenvolvimento de jogos pedagógicos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento lógico das crianças;
Implantação de um laboratório de informática na Escola Municipal Geralda Jorge dos Santos;
Parcerias com instituições de ensino para a qualificação de professores e servidores da educação;
Entrega de kits de alimentação para alunos da rede municipal;
Atração de polos educacionais de ensino superior no município;
Valorização de nossa história, com o reconhecimento e mapeamento dos artistas, músicos, artesãos, contadores de história, congadeiros, doceiras, etc, formando um rico cultural;
Plano municipal de cultura e fundo municipal de cultura para a captação de recursos para projetos no município;
SECRETARIA DE TURISMO
Nestes 100 primeiros dias o foco foi entender os planos e projetos que estavam em andamento e reorganizar;
Enviamos ao estado 100% da documentação para receber o ICMS Turismo;
Criamos e o Plano Municipal de Turismo 2021/2022, com 21 ações à serem executadas nos próximos 12 meses;
Iniciamos o projeto LIVE TURISMO EM SANTANA DO RIACHO, onde semanalmente iremos trazer conteúdo sobre a cidade no Instagram;
Visita do secretário estadual de cultura e turismo para conhecer todas as particularidades de Santana do Riacho e para apresentarmos nossas demandas;
Estabelecemos um convenio com a UFVJM para atualização do inventário turístico do município e estudo de oferta e demanda turística.
Trabalho incansável para fomentarmos o turismo responsável e que respeite o meio ambiente.
SECRETARIA DE OBRAS
A secretaria de obras encontrou dificuldades no início da gestão devido às más condições da frota municipal, além dos equipamentos e máquinas do município.
Nesses 100 dias atendemos as demandas que se arrastavam desde 2020;
Limpeza das ruas e praças;
Limpeza e manutenção do Campo de Futebol;
Manutenção e revitalização das estradas rurais.
Instalação de drenagem de água nas estradas;
Recuperação da grade de arado para atender os produtores rurais;
Recuperação de carros que se encontrava parado na garagem.
SECRETARIA DE ESPORTE
A Pandemia fez com que os projetos e competições da secretaria de esportes fossem adiados. Mesmo assim, os 100 primeiros dias foram muito proveitosos para um mapeamento e para uma pesquisa de campo sobre as particularidades de cada região.
Diante dessa realidade levantada, o Plano Municipal de Esportes e o Fundo Municipal de Esporte já foram elaborados, consequentemente, para a criação do Conselho Municipal de Esporte.
“Visitas em alguns campos improvisados nas comunidades foram realizadas, além do acompanhamento diário da obra da quadra poliesportiva da comunidade Mangabeiras.
Estamos viabilizando a troca da iluminação do Estádio Neide Maria Marques, além das quadras do bairro Progresso e da Praça da Serra do Cipó.
Mantemos um diálogo aberto com representantes de modalidades esportivas que são praticadas em Santana do Riacho para que, cada vez mais, pessoas das comunidades possam fazer parte. Por fim, ressalto a importância da prática esportiva para nossa saúde física e mental.
Quando a Pandemia passar, Santana do Riacho vai respirar esportes”, garante o secretário André Manoá.
SECRETARIA DE SAÚDE
Na saúde, o combate a Pandemia da Covid-19 tem acontecido de forma transparente e respeitando todos os protocolos do ministério da saúde e Governo de Minas.
As tratativas para a construção do Laboratório Municipal já estão em andamento;
Participação no Consórcio de cidades que desejam adquirir vacinas contra a Covid-19;
Retorno do atendimento odontológico;
Boletim Epidemiológico diário;
Vacinação acontecendo com eficiência e segurança;
Fiscalização sanitária em ônibus e comércios, com doação de máscaras e álcool gel;
SECRETARIA DE AGRICULTURA E DES. ECONÔMICO
Apoio ao produtor rural no manejo da terra;
Promoção de cursos de especialização para os pequenos produtores;
Melhoria nos acessos as comunidades;
Aquisição de produtos produzidos em Santana do Riacho para a merenda escolar;
Manutenção das máquinas usadas na produção rural;
È muita realização nesses 100 dias!
Para saber mais sobre os 100 primeiros dias de trabalho da Prefeitura de Santana do Riacho acesse: www.santanadoriacho.mg.gov.br.
Por Felipe Cruz