A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá as inscrições para mais uma turma do curso “Gastronomia para Todos: técnica e conceitos”, na próxima segunda-feira (31), às 14h.
Serão disponibilizadas 250 vagas gratuitas destinadas a pessoas maiores de 18 anos, profissionais ou interessados no setor, moradores de Belo Horizonte e ou que tenham negócios na cidade.
Leia Também: Pesquisa diz que excesso de videogame torna usuário racista e sexista
Leia Também: Dupla é presa por tráfico de drogas em Sete Lagoas
As aulas acontecerão em novembro e dezembro, com aulas on-line em formato interativo.
Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o projeto “Gastronomia para todos” foi criado em 2021, com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação.
Os encontros com o chef vão auxiliar aqueles que buscam uma iniciação no mercado, que desejam qualificar as suas práticas e a gestão do seu negócio, e também para quem quer estabelecer uma nova rede de contatos entre profissionais da área.
Em sua sexta edição, o curso será realizado com recursos de uma emenda impositiva do vereador Léo.
“O Gastronomia para todos se tornou um importante ponto de mudança e desenvolvimento profissional para muitas das pessoas que já passaram pelas cinco turmas anteriores. Temos muito orgulho das histórias que ajudamos a transformar e seguiremos firmes no compromisso de fortalecer o mercado empreendedor, com profissionais mais integrados e qualificados”, explica Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Sob coordenação do chef Edson Puiati, um dos maiores especialistas em gastronomia do Brasil, as aulas virtuais vão além das receitas e ingredientes.
Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos, formação de preços e lições de empreendedorismo.
Os alunos que já passaram pelo curso atuam em segmentos diversos, como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, além de comidas light e fitness.
Parte dos alunos são microempreendedores individuais e têm desenvolvido produtos gastronômicos de destaque e com diferenciais artesanais.
Entre as profissionais que foram beneficiadas pelo curso, está Alessandra Mendonça, mais conhecida como “Alê do Acarajé”.
Baiana de nascimento, a empreendedora de 35 anos se mudou para Belo Horizonte em meio à pandemia e buscou na qualificação um caminho de inserção profissional.
“Ter uma certificação chancelada pela Prefeitura e por um chef renomado, faz toda diferença. As pessoas enxergam a gente de uma outra forma e as portas se abrem para novos negócios”, conta ela. Com o auxílio do Gastronomia para todos, Alê e seu marido têm hoje um restaurante de comida baiana, no bairro Teixeira Dias, e prestam serviço de buffet para festas e eventos.
Os profissionais interessados em participar da nova turma podem encontrar o calendário de aulas, ementa do curso e realizar as inscrições on-line. CLIQUE AQUI
Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos”
Com o Chef Edson Puiati
De 3/11 a 12/12/2022
Aulas: 2 vezes por semana – terças e quintas
Turnos: manhã (das 8h às 11h) ou noite (das 19h às 22h)
250 vagas disponíveis
Por Bráulio Ivo
Via Assessoria