Com o período das férias de verão e as festas de fim de ano, as doações de sangue diminuíram drasticamente no Hemominas. Tudo isso, tem afetado diretamente o banco de sangue da Maternidade/Hospital Sofia Feldman, que se vê em estado crítico e de alerta, devido ao baixo estoque de sangue para procedimentos cirúrgicos que são ofertados diariamente.
Leia Também: Homens fazem irmãos reféns em Lagoa Santa para cobrar dívidas do tráfico
Leia Também: Deputado Léo Portela destina Emendas para Escolas de Lagoa Santa; R$ 80 mil
O hospital é hoje a maior maternidade do país em número de partos, chegando a realizar cerca de mil partos por mês. Atualmente o hospital assiste a mais de 37 mil mulheres nas unidades Tupi e Carlos Prates. Na neonatologia oferece em média 3 mil internações por mês.
O Sofia atende mais de 660 municípios de todo o estado, inclusive as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, como: Vespasiano, São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Matozinhos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Santana do Riacho.
A Instituição é filantrópica e atende 100% SUS. Nas unidades Tupi e Carlos Prates acontecem diversos procedimentos cirúrgicos. Além das cirurgias cesáreas, o hospital oferece cirurgias eletivas como: vasectomia e laqueadura tubária.
Com o uso rotineiro e recorrente de bolsas de sangue nos atendimentos prestados é necessário que haja um grande estoque, para que então sejam ofertadas as cirurgias eletivas e as cesáreas do hospital.
Pensando nos seus pacientes e preocupado com o cenário atual do estoque estadual, o hospital lançou uma campanha que tem como foco a conscientização e a importância da doação de sangue.
(Imagem: Hospital Sofia Feldman/Procedimento de doção de sangue)
“Precisamos de doadores voluntários que façam suas doações em nome do Hospital Sofia Feldman. Para isso, basta procurar um dos postos de coleta do Hemominas e falar que foi mobilizado pela campanha, uma ação simples e segura que contribui positivamente para salvar várias pessoas. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas” ressaltou Juliana Lobato – Enfermeira da Agência Transfusional do Hospital Sofia Feldman.
A enfermeira também completou que é fundamental o apoio da população para manter o estoque de bolsas dentro da margem de segurança para atender qualquer eventualidade.
A equipe da Agência Transfusional do hospital, juntamente com o setor de Comunicação trabalham incansavelmente para a produção de conteúdos quinzenais internos e externos promovendo a campanha:
“Doe sangue, salve vidas!”
Os trabalhadores do Sofia também foram convidados para uma ação, que recebeu o nome de “Mutirão Hemominas”, a ideia é que o próprio corpo da Instituição atue diretamente na campanha. Além dos posts de doações que são feitos no Instagram oficial (@hospitalsofiafeldman).
Critérios básicos para doação:
- Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável;
- Não estar em jejum;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Pesar mais de 50kg;
- Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses; (consulte cada caso no site do Hemominas)
- Não ter realizado tratamento dentário a menos de 7 dias;
- Grávidas ou mulheres amamentando não podem doar;
- Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
Recomendações:
- Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses;
- Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
- Caso tenha tomado a vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; para as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, como sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas;
- Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.
- Não ter realizado tratamento estético com aplicação de toxina botulínica nos últimos 12 meses.
Para as vacinas contra Covid-19 o tempo varia de acordo com a marca:
- Coronavac: 48h após cada dose;
- AstraZeneca: 7 dias após cada dose;
- Pfizer: 7 dias;
- Reforço: 7 dias após a dose;
Serviço / Endereços:
Hemominas:
Rua: Grão Pará , 882 – Funcionários CEP: 30150-341
Shopping Estação:
Av. Cristiano Machado, 11.833 – loja 4002 B – Bairro: Vila Clóris – Cep: 31.744-007
Hospital Júlia Kubitschek:
Avenida: Dr. Cristiano Rezende, 2505 – Bairro: Araguaia – Cep: 30.620-470
Betim:
Rua: Salvador Gonçalves Diniz, 191 – Bairro: Jardim Brasília – Cep: 32.671-578
Poços de Caldas:
Avenida: José Remígio Prezia, 303 – Bairro: Jardim dos Estados – Cep: 37.701-102
Frutal:
Rua: Antônio de Paula, 160 – Bairro: Centro – Cep: 38.200-108
Além Paraíba:
Rua Felizarda Esquerdo, 45 – Bairro: Ilha Recreio – Cep: 36660-000
Por: Moisés Martins