Até o dia 25 de março, artistas locais poderão se inscrever para uma seleção que busca expressões e vivências artísticas em Vespasiano.
O evento busca artista de circo, dança, música, pintura, teatro ou qualquer outra arte que possa impactar crianças, jovens, adultos ou idosos.
Leia Também: Maior site de skate do Brasil visita “Ninho de Pombo” em Lagoa Santa
Leia Também: Feconex 2023, em Sete Lagoas, é sucesso mesmo antes de seu lançamento
Os Interessados podem se inscrever no edital. Para participar, é preciso ser morador da cidade de Vespasiano.
O cachê oferecido pelo festival será negociado individualmente.
Vespasiano receberá a primeira edição do Pra Geral – um festival diverso que vai estimular a vida comunitária, além de levar alegria, diversão, arte e cultura para os vespasianenses.
O evento cultural será realizado em espaço público com atrações para todas as idades, gostos e estilos.
A data do evento será divulgada em breve.
Diferente dos formatos de festival tradicionais, onde os artistas e grupos se revezam no palco, a proposta do Pra Geral é estimular a integração dos artistas e público.
Quatro atrações estarão permanentemente no palco, em um espetáculo inédito com duração de quatro horas.
A condução do evento ficará por conta da radialista e humorista Kayete – a Drag Queen mais famosa de Minas Gerais, tal qual em um programa de auditório, além de uma apresentação teatral.
A banda Baile da Dri, liderada pela cantora e compositora mineira Adrianna Moreira, apresentará uma diversidade musical.
Um espetáculo circense será apresentado pelo Instituto Cultural CircoLar – escola que ensina arte circense para todas as idades.
Tudo isso além da participação de um DJ e mais quatro artistas ou grupos da comunidade, de diferentes manifestações culturais e estilos, escolhidos pela curadoria do chamamento público, para se apresentarem no palco do evento.
Em paralelo à programação principal, diversas atividades acontecerão como rua de lazer com monitoria para crianças, espaço beleza, estúdio de fotos, exposição de artesanato local, grafite ao vivo, dentre outros entretenimentos.
Em termos de estrutura, o evento terá fraldário e praça de alimentação para comodidade do público.
Cenografia, ambientação e experiências que valorizem inclusão e diversidade e promovam acessibilidade com conforto e segurança são premissas do projeto.
A expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas ao longo do dia.
Pra Geral – Festival de Encontros, Arte e Cultura
Se tem uma coisa que a sociedade tem dado valor, pós-pandemia, são os encontros.
O Pra Geral foi criado por isso, para que as pessoas possam conviver em harmonia com a cidade, consumindo arte e cultura.
Um projeto cuidadosamente pensado para estimular a vitalidade comunitária – o pertencimento, a integração e o sentimento de coletividade que une as pessoas.
Em 2023, o evento terá duas edições por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Belgo Arames.
Por Bráulio Ivo