Depois de um hiato em função da pandemia do coronavírus, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte, o FIT BH, volta a acontecer a partir do próximo dia 5 de novembro.
Leia Também: Pesquisa diz que excesso de videogame torna usuário racista e sexista
Leia Também: Lagoa Santa se une para ajudar menina com Epilepsia. Colabore
Com um tributo a cena e a história teatral da capital mineira, o evento reúne atrações nacionais, internacionais e, principalmente, locais.
A programação ocupa teatros, ruas e espaços alternativos de Belo Horizonte e inclui ingressos a preços populares e entradas gratuitas.
Em seu retorno, o FIT BH 2022 receberá mais de 30 montagens teatrais, de grupos e artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana e de diferentes estados brasileiros.
Em destaque, ainda, espetáculos internacionais inéditos em Minas Gerais.
Além disso, o festival apresenta pela primeira vez montagens em transmissão on-line – em paralelo à programação presencial – ampliando o acesso do público e rompendo barreiras geográficas.
Além das mostras com recorte da cena contemporânea e da Mostra Cena em Tela, serão oferecidas atividades de formação, de pesquisa e criação (Territórios dos Saberes e Ocupação João das Neves), exposição e rodadas de negócios e networking.
A edição de 2022 é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e produção da Rubim Produções.
Abertura
O tão aguardado retorno do FIT BH merece uma celebração à altura.
Por isso, a abertura do Festival será marcada por um grande cortejo, que contará com a presença dos homenageados Conceição Evaristo e Ailton Krenak.
O desfile, gratuito e festivo, sairá da Praça Sete com destino ao baixo do Viaduto Santa Tereza, sob o comando dos multiartistas Maurício Tizumba e Marcelo Veronez.
Integrarão o espetáculo de abertura tradicionais Blocos de Carnaval da cidade, além do Grupo Tambor Mineiro e das Guardas de Nossa Senhora do Rosário e da Irmandade Estrela do Oriente, reunindo em torno de 900 pessoas.
Homenagens
Em sua 15ª edição, o FIT BH reverencia tanto importantes nomes da cultura brasileira de repercussão internacional, quanto ícones da cena teatral da capital mineira.
São eles: a escritora Conceição Evaristo, o escritor e líder indígena Ailton Krenak, o diretor e dramaturgo João das Neves, o cenógrafo e figurinista Raul Belém Machado e o fotógrafo Guto Muniz.
Conceição e Ailton, participam de uma conversa com o público, no Teatro Francisco Nunes, mediada pela pesquisadora Elaisa de Sousa e pela escritora Júlia Onça, com intervenção artística do ator e diretor Lucas Costa.
A proposta é apresentar um diálogo transversal com os homenageados, acerca de temas como terras, humanidades, enfrentamento das opressões e a vivência e permanência da ancestralidade em suas produções.
Após esse evento, os dois homenageados participam também do Cortejo de abertura do FIT BH.
João das Neves ganhará uma Ocupação e Residência Artística e Conversação na Funarte-MG. J
á Raul Belém Machado ganhará uma Imersão Criativa no Centro de Referência das Juventudes Negras, sob a coordenação das encenadoras convidadas Marina Arthuzzi e Lira Ribas.
A atividade contará também com acervo histórico de figurinos de Raul. Por fim, o fotógrafo Guto Muniz terá uma exposição itinerante com cenografia criada para área interna de um ônibus – dedicada aos seus 35 anos de trabalho com a fotografia de espetáculos, homenageando grupos teatrais da cidade.
Programação nacional
Com mais de 30 espetáculos em sua programação, o Festival apresentará ao público belorizontino um recorte singular da produção teatral brasileira contemporânea.
Em destaque, os grupos Barca dos Corações Partidos (RJ) e Cia. Mungunzá de Teatro (SP), a atriz, diretora e dramaturga Renata de Carvalho (SP) e o ator Fábio Osório (BA), que trazem para Belo Horizonte suas mais recentes produções.
Programação internacional
Quatro espetáculos internacionais completam a programação do FIT BH 2022.
Essa é a oportunidade do público da capital mineira conferir produções estrangeiras com seus pontos de contato e de contraste em relação à nossa cena local e nacional de teatro.
Nessa edição do Festival, todas as montagens convidadas são latino-americanas representantes do Chile, da Argentina e do México.
Exposição itinerante
Homenageado desta edição do FIT BH, o fotógrafo Guto Muniz contará com uma exposição itinerante registrando seus 35 anos de trabalho dedicados ao teatro realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil.
A exposição será montada dentro de um ônibus que circulará pela cidade acompanhando a programação de espetáculos do evento.
Mostra audiovisual
Um importante aprendizado da pandemia, quando os encontros presenciais foram interrompidos por tempo indeterminado, o uso do ambiente on-line como plataforma de exibição e discussão é também uma marca desta nova edição do FIT BH.
Assim, o Festival contará com Mostra Audiovisual, totalmente on-line.
Além das já citadas apresentações do Grupo Oficcina Multimédia e dos chilenos do Kimvn Teatro, a Mostra será composta por peças teatrais, performances, documentários e curtas-metragens.
As exibições gratuitas serão realizadas no site do Festival
Para mais detalhes sobre a edição 2022 do FIT BH CLIQUE AQUI
Por Bráulio Ivo