A honraria reconheceu o protagonismo de 15 mulheres de Lagoa Santa. Elas foram indicadas pelos vereadores e vereadoras para representarem milhares de outras mulheres da cidade.
Leia também: Acolasa promove Café da Manhã com Síndicas de Lagoa Santa
Leia também: Lagoa Santa recebe viatura para enfrentamento e combate à crimes contra a mulher
Uma solenidade realizada no dia 7/03 marcou a entrega oficial da honraria. Confira as homenageadas:
Alicina Adriana Viana Feitosa indicada pelo presidente da Câmara, vereador Bruna Braga (MDB).
Alicina é uma das professoras mais queridas que passou na vida escolar de diferentes gerações de Lagoa Santa. Aos 55 anos, ainda inspira muita gente por sua dedicação à educação na cidade. Filha de uma das famílias tradicionais da cidade, Viana de Assis, Alicina leva o nome da avó paterna e atuou na rede de ensino estadual por 30 anos, como professora de História nas Escolas Cecília Dolabela e Padre Menezes.
Schirley Costa de Araújo indicada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Rogério Roque dos Santos (Patriota).
Professora e artesã, formada em magistério, Schirley Costa de Araújo tem 48 anos, é casada e mãe de dois filhos. Natural de Governador Valadares, escolheu Lagoa Santa para chamar de sua cidade. Moradora do bairro Visão, Schirley é amante das artes e da cultura brasileira, mantendo inclusive uma loja de artes e se destacando como capoeirista inspirando centenas de mulheres na cidade. Atualmente trabalha na alfabetização de idosos.
Maria da Saúde de Matos Jensen indicada pelo 1º Secretário da Câmara, vereador Antônio Carlos Fagundes Junior (PL).
A professora Maria da Saúde de Matos Jensen é uma figura muito inspiradora na cidade e suas ações transformaram muitas vidas. Natural de Lagoa Santa, é da tradicional família “Viana de Matos”. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou como professora nas escolas Padre Menezes, Cecília Dolabela, na escola particular Cinderela e Machado de Assis e também foi diretora da escola Nilo Maurício.
Com dedicação, foi Secretária de Educação do município e alcançou a presidência da APAE, ambos, em três mandatos diferentes. Maria da Saúde também é sócia fundadora do Lions Clube de Lagoa Santa e sempre se destacou como ministra da eucaristia e membro da equipe de leilão de prendas do jubileu da saúde.
Dalile Daher Assunção indicada pela 2º Secretária da Câmara, vereadora Lavina Rodrigues (Cidadania).
Dalile Daher Assunção nasceu em Lagoa Santa e iniciou sua formação acadêmica fazendo o ensino fundamental nas escolas Dr. Lund e Nilo Maurício Trindade Figueiredo, cursando o segundo grau no colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte. Formada em Pedagogia com pós-graduação em Administração Escolar, em Lagoa Santa, foi professora de didática do curso normal na Escola Estadual Padre Menezes e dedicou quase 30 anos à Escola Estadual Cecília Dolabela Portela de Azeredo, lecionando por 6 anos e atuando como diretora por 23 anos.
Vereadora Aline Aires de Souza (MDB) para entregar a homenagem à professora Dirce Barbosa representada pela sobrinha advogada Daniela Barbosa Nogueira.
Dirce de Abreu Barbosa, a famosa Dona Dirce, é uma das professoras mais conhecidas de Lagoa Santa e que, certamente, passou pela vida escolar de várias gerações da cidade. Formada em Pedagogia e licenciada em Letras, ela integra a família de professoras junto às irmãs Deia, Dilma, Diocelia, o médico Dirceu e o tão conhecido Sr. Dimas. Nascida e criada em Lagoa Santa, na tradicional família Abreu Barbosa, seus pais Geraldo Barbosa e Lourdes Neri de Abreu foram uns dos principais comerciantes de abacaxi em Lagoa Santa e se dedicaram muito para educar os 12 filhos.
Por muitos anos, Dona Dirce foi uma das educadoras referência da cidade e atuou, também, por anos, como diretora da Escola Dr. Lund, quando ainda era estadual, e se dedicou, ainda, à educação de jovens e adultos na Escola Estadual Nilo Maurício Trindade Figueiredo. Na cerimônia, Dona Dirce foi representada por sua sobrinha Daniela Barbosa Nogueira.
O vereador Cléber Soares Machado (Partido Verde) homenageia a professora Marislene da Costa Rodrigues.
A professora Marislene da Costa Rodrigues tem 58 anos, é aposentada e casada com Leotino de Matos Rodrigues. Mãe de três filhos, William, Diogo e Marcele, é natural de Belo Horizonte, foi criada no bairro Campinho, mas mora no Ovideo Guerra há 40 anos. É através da educação que ela inspira as pessoas de Lagoa Santa. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas, foi servidora pública por 36 anos, atuando nas escolas Herculano Liberato de Almeida e no Pré-escolar Municipal Antônio de Castro Figueiredo, onde atuou por 21 anos, chegando aos cargos de vice-diretora e diretora.
Vereador Professor Fabiano Moreira (PSB), representado pelo assessor Adriano Viana dos Santos, para entregar a homenagem à senhora Harley Magda.
Harley Magda, natural de Santana do Riacho, cresceu no bairro Santos Dumont e atualmente mora no Joá. É casada com o radialista e locutor de rodeio, Aroeira, mãe de quatro filhos, dona de casa e radialista há 14 anos na rádio comunitária, A voz de Lagoa Santa, 87.5 fm, à serviço da população. Como tantas outras mulheres, cumpre sua jornada dupla de trabalho, diante da sua função social na rádio comunitária de nossa cidade.
Mesmo sem nenhum recurso ou apoio financeiro, Harley se esforça para manter a rádio no ar e criou uma identidade única com a população local. Atualmente ela apresenta com maestria um canal aberto à liberdade de expressão, independente de suas convicções políticas, credos religiosos, escolaridades e etc. Um canal de comunicação de fato acessível à comunidade local.
Vereador Hélio Soares de Abreu (PL) para entregar a homenagem à senhora Maria Claudia Sant’ana Santos.
Maria Cláudia Sant’ana Santos, chegou em Lagoa Santa em janeiro de 1985, onde fixou residência. Uma mulher que se dedicou à prática da caridade e bondade. Foi diretora da Casa Espírita Lar de Jesus e da Casa Abrigo, ambos situados no bairro Santos Dumont, onde eram acolhidas famílias e pessoas em delicada situação de pobreza. Maria Cláudia também criou o Lar de Lívia, uma instituição que acolhia meninas que chegavam a Lagoa Santa sem familiares e por várias vezes encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
Toda sua trajetória sempre foi voltada para a caridade e ajuda na reestruturação de famílias, as capacitando para o mercado de trabalho. Em momento algum se negou a ajudar todos aqueles que a procurasse, para um lar temporário, emprego, alimentos, e acima de tudo ajudando com os bons conselhos, com amizade, atenção e carinho. Maria Cláudia é uma mulher com um grande legado de sabedoria, bondade que enriquece e traz muito orgulho a cidade de Lagoa Santa.
Vereador Joaquim Rufino (Republicanos) para entregar a homenagem à senhora deputada federal Alê Silva.
Alessandra Silva Ribeiro, conhecida como Alê Silva, tem 48 anos, é advogada, casada e mãe. É uma política brasileira e atualmente Deputada Federal pelo estado de Minas Gerais. Depois de uma infância difícil em Petrópolis, no Rio de Janeiro, seu estado de origem, no ano 2000, formou-se na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
Foi eleita em Minas Gerais com mais de 48 mil votos para o primeiro mandato na eleição de 2018, pelo partido social liberal. Alê Silva, atualmente do Republicanos, já dedicou e encaminhou muitas emendas parlamentares para a cidade de Lagoa Santa, ajudando efetivamente nas áreas da saúde e segurança pública. A deputada é uma forte representação política feminina para a nossa cidade e estado.
Vereador Leonardo Viana Daher (PL) para entregar a homenagem à Senhora Patricia Sibely D’Avelar.
Patricia Sibely, filha de Cleuza e Geraldo Borges Avelar, é servidora pública na Prefeitura de Lagoa Santa há mais de 15 anos. Formada em Ciências Contábeis, entrou no serviço público em 2004 e após um tempo cuidando da contabilidade da Secretaria de Saúde, foi convidada, pela primeira vez, em 2008, a assumir a Secretaria de Fazenda.
Servidora efetiva e concursada, passando por três gestões diferentes, desde 2017, Patricia passou a ocupar dois cargos, assumindo a Secretaria de Gestão do município. Apaixonada por Lagoa Santa, Patricia atua com muita dedicação e seriedade, buscando servir à população e fazer o máximo pela cidade.
Vereador Marcelo Silva Monteiro (Cidadania) para entregar a homenagem à senhora Ione Amaral Cruz.
Ione é formada pela escola de Belas Artes da UFMG graduando em bacharelado e licenciatura em Artes na década de 90, onde atualmente cursa especialização em Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas no programa de pós-graduação em Artes no polo Lagoa Santa. Trabalhou por mais de 25 anos com o ensino de artes visuais em escolas da rede pública e privada da região metropolitana de Belo Horizonte e, no mesmo período, ministrou cursos de artesanato em diversos municípios do interior.
Junto com outros trabalhadores da cultura, criou em 2017 o Fórum de Cultura de Vespasiano. Desde 2016, é membro da Comissão Mineira do Folclore e desde 2020 compõe o fórum dos trabalhadores da cultura de Lagoa Santa. Atualmente ocupa a suplência da cadeira de patrimônio material e imaterial no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (CONSEC/MG) e continua mobilizando e articulando com o setor cultural de Lagoa Santa e região.
Vereador Paulo Marcos Dolabella Lacerda Campos (Patriota) para entregar a homenagem à senhora Maria Eugenia Henrique Nicolai.
Maria Eugênia tem 70 anos e é casada com Aquiles Nicolai. Moradora do bairro Nossa Senhora de Lourdes é natural de Oliveira, Minas Gerais, e há 40 anos escolheu Lagoa Santa como sua cidade do coração. Graduada em direito, a advogada atuou efetivamente no município durante anos. Por sua representação feminina no mercado de trabalho, dona Maria Eugênia Nicolai é inspiração para todas as mulheres que querem construir uma carreira e firmarem seus lugares na sociedade.
Vereador Roberto Emerenciano Pereira (Podemos) para entregar a homenagem à senhora Vânia de Fátima Dias Gomes.
A chefe de cozinha e comunicadora marcou Lagoa Santa não apenas pelos deliciosos pratos da gastronomia mineira, mas também por ser entusiasta da preservação cultural brasileira, em especial, de Lagoa Santa. Ao lado do saudoso Robert Lauar, buscava avidamente por um espaço que explorasse mais as descobertas de Dr. Lund. Atuante em jornais da cidade, se destacou na publicidade, e sempre lutou pelos interesses dos comerciantes do município em participação na Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Santa (CDL). Também, foi uma das mulheres a se candidatar ao cargo de vereadora na eleição de 2014.
Vereadora Sabrina Ribeiro dos Santos (Patriota) para entregar a homenagem à senhora Denise Maria Miranda Costa.
Denise é moradora de Lagoa Santa desde 2008. Atualmente, é coordenadora de trabalho assistencial, junto com uma equipe de voluntários na SEBEM (Sociedade Espírita Bezerra de Menezes). A SEBEM é uma casa que há mais de 15 anos tem por objetivo a prestação de serviços assistenciais e o estudo da doutrina espírita. Sob a coordenação de Denise, a SEBEM acolhe cerca de 120 famílias que recebem assistência de 13 duplas de voluntários, através de visitas mensais, levando cestas básicas, verduras, frutas, itens de higiene, roupas, entre outros.
Além disso, a SEBEM tem o Projeto Sementes do Bem, que tem o objetivo de ajudar as pessoas na parte burocrática junto a órgãos públicos, como: agendar entrevista de emprego, emissão de documento, concessão de aposentadoria, dentre outras questões. Denise dedica sua vida também para o desenvolvimento de trabalhos no ramo da assistência social no município de Lagoa Santa, atuando com dedicação e carinho a favor da população.
Vereador Vinícius Moura Januário Apolinário (PTB) para entregar a homenagem à senhora Simone Barbosa.
Simone Barbosa, filha de Dercy Ferreira Barbosa e Paulo Barbosa, tem 64 anos, nasceu em Belo Horizonte e é moradora de Lagoa Santa há 24 anos. Foi professora de matemática e física, pela FAFI-BH e pós-graduada em computação na mesma instituição. Lecionou na escola Cecília Dolabela Portela Azeredo por 17 anos. Assim, por muito tempo, na vida adulta, contribuiu com o avanço da educação em Lagoa Santa, inspirando outras mulheres e muita gente em nossa cidade, sendo ex-professora dos vereadores Bruno Braga e Vinícius de Porém.
Parabéns a todas homenageadas e todas mulheres do Brasil!
Por Felipe Cruz