A Inspirale, empresa do grupo Anima Educação, responsável pela gestão de 15 cursos de medicina em quatro regiões do Brasil, promoveu a primeira capacitação em pesquisa clínica para 60 professores e alunos da Faculdade de Medicina da Faseh, Unibh e seus colaboradores.
O objetivo do curso, que ocorreu nos dias 3 e 4 de julho, é incorporar a pesquisa clínica na formação médica, proporcionando uma formação diferenciada e habilidades para analisar criticamente a produção científica mundial.
Leia Também: Curso de Medicina da Faseh completa 20 anos e é referência em ensino humanizado e tecnológico
Leia Também: Conheça o Projeto Ninho em Lagoa Santa; transformando vidas através da Educação
Durante as 16 horas de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de compreender a importância da pesquisa clínica na vigilância de efeitos colaterais e no desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias.
Além disso, foram abordados temas como a legislação e boas práticas clínicas em produção científica no Brasil e no mundo, bem como o panorama da pesquisa clínica no país e sua participação global.
Uma das atividades práticas do curso foi a visita ao Centro de Pesquisa Clínica da clínica integrada da saúde da faculdade, que será inaugurado em julho.
Os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos e se envolver em estudos clínicos realizados no local.
A presença da diretora Andreia Cosali Ferraz e da coordenadora Carla Manos proporcionou a continuidade da pesquisa clínica em medicamentos para dor pós-operatória, que já está em andamento na clínica integrada da saúde da faculdade e nos hospitais Santa Casa de Lagoa Santa e São Francisco de Assis, em Belo Horizonte.
Essa iniciativa é considerada um marco nacional, uma vez que a Inspirale é a primeira rede de escolas médicas privadas do país a incorporar a pesquisa clínica em sua formação médica e no monitoramento de pesquisas clínicas.
A expectativa é que essa diferenciação na formação médica contribua para fortalecer o sistema único de saúde em todos os municípios da região de Vespasiano e todo o Vetor Norte.
Por Bráulio Ivo