A Prefeitura de Santa Luzia anunciou na tarde de ontem (13/01), a abertura de 21 novos leitos para pacientes do Covid-19 e um plano de ação para vacinar toda população. A cidade foi a primeira do vetor norte a anunciar essas medidas e a garantir todas as seringas e agulhas.
Leia também: Menor é apreendido em Lagoa Santa com quase 200 pinos de cocaína
Leia também: Militares de Vespasiano realizam sonho de criança de 7 anos no dia do seu aniversário
Através da Secretaria Municipal da Saúde e do Comitê de enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (CEPAC), o Plano Municipal de contingência e imunização, que define as etapas da mobilização, estrutura, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município, o plano foi elaborado.
Com o anúncio dos novos leitos, a secretária municipal de saúde, Nádia Tomé, afirmou:
“O Hospital São João de Deus irá aumentar sua capacidade de atendimento aos pacientes vítimas da covid-19. Serão mais 16 leitos clínicos – totalizando 66 e 5 leitos de UCI (unidades de tratamento intermediário) e 12 leitos de UTI. Ainda há tratativas para a instalação de mais leitos de UTI”.
O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, também participou da reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) e, durante as discussões, foram apresentadas as estratégias traçadas pela pasta da Saúde nos últimos dois meses para viabilizar a vacinação na cidade tão logo o Ministério da Saúde autorize e envie aos municípios as doses do imunizante.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Santa Luzia, além dos postos de saúde, o plano traz postos volantes de vacinação no sistema drive-thru para agilizar o processo e evitar aglomeração de pessoas. A sugestão é que possam ser utilizados locais grandes e arejados.
“É importante lembrar que se trata de um plano de contingência, que poderá ser alterado. Ainda vamos viabilizar essas parcerias e podem haver mudanças. Estamos estudando todas as possibilidades para garantir que tenhamos sucesso”, disse a secretária de saúde.
“Assim como a doença é ágil, estamos nos organizando para ter uma resposta tão ágil quanto”, alertou o Coordenador de Imunização, Hilton Rodrigues.
Segundo ele, a Prefeitura já tem disponíveis seringas e insumos para efetuar as primeiras etapas da vacinação, que contemplará inicialmente grupos prioritários, conforme preceitua a estratégia nacional.
Diferente do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), o prefeito de Santa Luzia Christiano Xavier veio a público anunciar que não restringirá a abertura dos comércios não essenciais, mas que manterá uma fiscalização firme com a Guarda Municipal nas ruas.
Por Felipe Cruz, com colaboração da Ascom