O fundador do Grupo Impactto de Comunicação, Demétrius Alves, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Felipe Cruz.
Ele falou sobre passado, presente e futuro do grupo após os 15 anos de estrada.
Confira a entrevista.
1. Quinze anos de história! Como foi o início do Grupo Impactto, desde a primeira revista até o crescimento com jornal e novas soluções em comunicação corporativa? O que motivou essa expansão ao longo dos anos?
O começo do Grupo Impactto foi um processo gradual e natural. Nossa primeira ideia era criar um guia, algo pequeno e voltado para a comunidade local, sem planos de ser uma revista logo de início. Com o tempo, percebemos que havia espaço para crescer e decidimos transformar o guia em uma revista. Esse foi o primeiro passo. Em seguida, o mercado e os próprios clientes começaram a demandar algo além, e isso nos motivou a expandir para outras plataformas. Quando paramos de produzir o jornal da associação comercial, identificamos uma oportunidade: assim surgiu o jornal Fala, que também foi evoluindo conforme as necessidades dos nossos leitores e parceiros. Esse crescimento acompanhou uma demanda real por informações e serviços mais abrangentes, especialmente para atender aos clientes que estão conosco desde os primeiros dias, há 15 anos. Essa fidelidade reflete nossa capacidade de adaptação e resiliência frente às mudanças do mercado.
2. Dos 15 para os próximos anos, agora que o Grupo Impactto faz essa transição de “adolescente” para “adulto”, o que o público e o mercado podem esperar em termos de novidades e evolução nos serviços oferecidos?
Nossa visão é expandir em sincronia com o desenvolvimento da região. Nosso planejamento inclui ampliar nossa atuação para além do Vetor Norte, inicialmente na Grande BH e depois em outras regiões de Minas Gerais. Pretendemos fortalecer nossa presença digital e oferecer uma gama ainda maior de produtos. Para o futuro próximo, queremos incluir mídias como TV e rádio, consolidando nossa capacidade de comunicação multiplataforma. O público e o mercado podem esperar um portfólio mais completo e diversificado, com a integração de novas tecnologias e formatos de comunicação, para que possamos continuar inovando e oferecendo soluções de comunicação que atendam ao crescimento da região e das demandas dos nossos clientes.
3. Quais foram os principais desafios enfrentados nesses 15 anos? Houve algum momento em que você pensou em desistir? Como superou essas dificuldades e o que aprendeu com elas?
Desafios foram muitos. Várias vezes pensei em desistir, e isso não é fácil de admitir. O caminho nunca foi sem obstáculos, mas acredito que em cada dificuldade reside uma grande lição. Cada vez que me vi em um momento de dúvida, recorri à minha fé. Acredito que Deus sempre coloca os desafios certos em nosso caminho para que possamos crescer. Em cada situação de incerteza, ao conversar com Ele, senti que “ainda não era o momento de parar”. Esses momentos fortaleceram minha resiliência e me ensinaram o valor da persistência, da fé e do comprometimento com o que construímos até aqui. Aprendi que, com foco, perseverança e apoio, é possível superar qualquer dificuldade e sair mais forte de cada experiência.
4. Em um mercado tão competitivo, como tem sido o processo de encontrar profissionais qualificados que realmente “vistam a camisa”? Qual é o perfil de profissional que o Grupo Impactto valoriza e busca para fazer parte do time?
Encontrar pessoas que realmente se envolvem e acreditam na missão do Grupo não é fácil, mas é algo em que investimos muito. Temos um lema: não escolhemos apenas os capacitados, mas capacitamos aqueles que escolhemos. Procuramos por pessoas que compartilhem nossos valores, que se conectem com nosso propósito e estejam dispostas a pagar o preço que pagamos para alcançar nossos objetivos. Valorizamos profissionais que demonstrem comprometimento e estejam alinhados com nossa visão de inovação e crescimento. São pessoas que entendem a importância do nosso trabalho e que estão dispostas a aprender e crescer junto conosco, enquanto contribuímos para o desenvolvimento da comunicação na região.
5. Para você, o que define o impacto do Grupo Impactto na comunicação corporativa e na comunidade? Como esses anos de experiência e parcerias ajudaram a consolidar o grupo como referência em comunicação?
O Grupo Impactto tem se consolidado como uma plataforma de conexão, e esse é o nosso diferencial. Nosso papel é conectar o anunciante ao cliente, mas vamos além disso: unimos empresários e fomentamos relações com a comunidade. Em nosso trabalho, não vendemos apenas propaganda; vendemos conexões, construímos pontes. Acredito que isso seja essencial para sermos reconhecidos como referência. Esses anos de experiência e parcerias consolidaram nosso espaço como um grupo confiável e de alta credibilidade. É isso que faz o Grupo Impactto ser mais que uma empresa de comunicação: somos uma rede de relacionamento e de impacto real na comunidade.
6.O que o público pode esperar dos próximos 15 anos do Grupo Impactto de Comunicação?
Os próximos 15 anos serão um período de ainda mais força e inovação. Queremos ser pioneiros em conectar regiões, expandir nossas ações para o centro-oeste, o sul de Minas e todas as áreas em desenvolvimento. Queremos unir o Vetor Norte ao Vetor Sul da capital, e, por que não, Minas aos outros estados. Nossa missão é construir uma rede de comunicação integrada, conectando não só pessoas, mas cidades e regiões inteiras, sempre oferecendo o que há de mais inovador. Nossa mensagem final é de gratidão a todas as empresas e marcas que confiaram em nós, aos mais de 1.000 clientes e 150 colaboradores que fizeram parte dessa história ao longo desses 15 anos. Nosso muito obrigado a todos vocês!