Vereadores de Lagoa Santa aprovaram na noite de ontem (13/04), o Projeto de Lei nº 5.352/2021, que “reconhece a prática de atividades físicas e do exercício físico como essenciais para a saúde da população e reconhece a atividade física pública, ou privada, como forma de prevenção de patologias, físicas e mentais, em Lagoa Santa”.
Leia também: Pais de Lagoa Santa se revoltam com secretaria de educação e exigem atividades dos filhos impressa
Leia também: Amigos se unem e criam o projeto “Lagoa Santa Sem Fome”; saiba como ajudar e ser ajudado
De autoria do vereador Leonardo Daher (PL), e coautoria dos vereadores de Lagoa Santa: Bureska (PV), Fabiano Moreira (PSB), Helinho (PL) e Juninho Fagundes, o projeto foi aprovado com dispensa de interstício (turno único), e obteve 10 votos favoráveis, 02 contrários, 01 abstenção e 01 ausência.
De acordo com o vereador de Lagoa Santa e autor do PL, Leonardo Daher:
“Foi um projeto que estamos muito antes de apresentá-lo. Buscamos referências em importantes universidades e estudos de dentro e fora do Brasil. É mais que provado, quanto mais saudável estamos, menos suscetíveis a contrair alguma doença ficamos, e quando ficamos doentes, os efeitos são bem menores.
O sedentarismo provoca aumento de peso, problemas no coração, respiratórios, aumento no colesterol, diabetes e uma série de outras complicações que agravam o enfrentamento ao Coronavírus. De forma responsável e segura, as atividades físicas serão retomadas, precisamos de uma sociedade saudável para enfrentarmos juntos essa Pandemia”, observou Daher.
Atividade físicas em academias, box de crossfit, quadras esportivas, pilates, corridas ao ar livre, e demais atividades físicas que não envolvam o contato físico, poderão funcionar.
Esportes coletivos e de contato físico, como futebol, basquete e jiu-jitsu, seguem proibidos.
Uma Emenda a esse projeto de lei também foi aprovada, de autoria da vereadora Sargento Sabrina (Patriotas).
Nela, os comércios autorizados a funcionar deverão seguir as medidas sanitárias vigentes, como disponibilizar álcool gel, tapete sanitizante, controle de entrada de alunos, distanciamento, etc.
O Projeto de Lei 5.352/2021 segue para a sanção ou veto do Prefeito Rogério Avelar, que tem o prazo de, até 15 dias úteis para se manifestar.
Por Felipe Cruz