A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Lagoa Santa segue em ritmo lento, assim como em quase todo país. Mas recentemente, a suspeita de “fura fila” cresceu na cidade devido à falta de transparência da secretaria municipal de saúde.
Leia também: Polícia Civil desvenda homicídio ocorrido na noite de Natal de 2020 em Vespasiano
Leia também: Prefeitura de Pedro Leopoldo avança na vacinação contra a Covid; até sábado, meta é imunizar idosos de 62 anos
O vereador Leonardo Daher (PL), solicitou ainda no início do mês de abril a lista completa de todos os vacinados na cidade – idosos, profissionais de saúde, profissionais da segurança pública, pessoas com comorbidades, servidores públicos, com suas respectivas idades e área de lotação.
“Meu objetivo não é expor essa lista na mídia, expor os servidores, de forma alguma. O que quero e vou fazer é cumprir minha função de fiscalização.
Denúncia que fulano e ciclano receberam vacina a gente recebe todos os dias, por isso a necessidade de termos transparência. Várias cidades estão divulgando em seu site oficial a lista de todos os imunizados, por que não podemos fazer isso em Lagoa Santa?
Recebi ontem uma lista de umas 400 páginas da secretaria de saúde dizendo nada com nada, sem um nome sequer. Reiterei o pedido em plenário na última terça-feira (27/04), e aguardo, dentro do prazo regimental de 15 dias, o envio dessa listagem”, explicou o vereador Leonardo Daher.
Ainda durante a reunião plenária, o vereador Robertinho (Podemos), apoiou a iniciativa, e foi além:
“Se a prefeitura não enviar a documentação com os dados necessários, vamos solicitar junto ao Ministério Público”, disse Robertinho.
De acordo com o último Boletim de Vacinação de Lagoa Santa divulgado dia 27/04, a faixa-etária da vez são os idosos de 63 anos.
A cidade já recebeu 12.002 doses, sendo 8.827 aplicadas como 1ª dose e 3.175 aplicadas na 2ª dose.
Em Minas, através da Assembleia Legislativa, e em Brasília, através do Senado, estão em andamento duas Comissões Parlamentar de Inquérito – CPI, conhecidas como “CPI dos Fura Filas”.
No Rio de Janeiro e em São Paulo o Ministério Público exigiu a divulgação diária dos vacinados contra a Covid-19. Na cidade mineira de Cláudio, um projeto de lei ordinária também exige que a prefeitura divulgue em seu site oficial a listagem dos vacinados.
Tomara que não seja necessário em Lagoa Santa, mas se for, o Vetor Norte Notícias vai acompanhar de perto!
Por Felipe Cruz