Cursos fazem parte da jornada de capacitação e qualificação – Rota do Frango
O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, e a Associação Circuito Turístico das Grutas (IGR Grutas) estão com vagas abertas para workshops profissionais que integram a Jornada de capacitação e qualificação – Rota do Frango e da Cachaça. As atividades ocorrem em três localidades: Lagoa Santa, Paraopeba e Sete Lagoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma sympla com vagas limitadas.
Confira o cronograma e os locais onde ocorrem as turmas:
Sete Lagoas – Tulip Inn Sete Lagoas (Avenida Prefeito Alberto Moura, 21001, Jardim Arizona – Sete Lagoas):
- Técnicas de garçom e garçonete: 26/06 de 8h às 18h
- Camararia/Meios de Hospitalidade: 26/06 de 14h às 18h
- Laboratório de Cafés: 10/07 de 8h às 12h
- Oficina de Drinks: 10/07 – 14h às 18h
Paraopeba – HC Hotel Paraopeba (Rua Teófilo Nascimento, 220 Centro – Paraopeba):
- Técnicas de garçom e garçonete: 27/06 de 8h às 18h
- Camararia/Meios de Hospitalidade: 27/06 de 14h às 18h
Lagoa Santa – Lagoon Prime Hotel (Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, 2425, Joana Darc – Lagoa Santa)
- Laboratório de Cafés: 09/07 de 8h às 12h
- Oficina de Drinks: 09/07 de 14h às 18h
O projeto visa fortalecer a identidade alimentar e impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico local dos 15 municípios que compõem o Circuito das Grutas e a Rota do Frango. Em junho, já foram realizadas mais de cinco capacitações práticas para cerca de 150 participantes, que abrangem todos os aspectos da preparação e apresentação de pratos típicos da região, bem como a gestão de bares e restaurantes e qualidade no atendimento ao público. Além das capacitações, de 11 a 23 de julho haverá mentoria para os 39 estabelecimentos cadastrados junto ao IGR Grutas, agendadas individualmente. Mais informações pelo site.
Jornada de capacitação e qualificação – Rota do Frango
O projeto teve início por meio de pesquisa realizada pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira do Senac, que entrevistou mais de 78 empreendedores e profissionais da cadeia produtiva do turismo e gastronomia em cidades como Sete Lagoas, Prudente de Morais, Matozinhos, Capim Branco, Pedro Leopoldo e outras. A pesquisa detalhada revelou os segredos e peculiaridades da culinária local e as áreas de oportunidade para o crescimento e aprimoramento da gastronomia regional.
Desde o frango de granja ao caipira, passando por pratos tradicionais até versões inovadoras encontradas em estabelecimentos como hamburguerias, padarias e bares, a ave desempenha um papel central na cultura e economia local, refletindo a diversidade e tradição da cozinha mineira. Espera-se que esse esforço conjunto não apenas eleve a qualidade da oferta gastronômica, mas também posicione a região como um destino turístico de excelência, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente pela sua riqueza culinária e cultural.
Serviço: Jornada de capacitação e qualificação – Rota do Frango
Onde: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Paraopeba
Inscrições: Gratuitas, via Sympla (vagas limitadas)
Mais Informações: Circuito das Grutas