Como em várias cidades, muitos bons profissionais, competentes e dedicados, têm se esforçado ao máximo para executar seu trabalho de forma satisfatória frente a um cenário novo e adverso e, com isso, autoridades em âmbitos municipal, estadual e nacional vêm homenageando estes profissionais da linha de frente no combate ao Coronavírus no SUS, escolhendo um deles para que represente a categoria, sendo o primeiro a receber a vacina.
Leia também: E as capivaras? Confira a coluna da Bióloga e Mestre em Ecologia Aplicada Lorenna Cruz
Leia também: Você sabe o que é BPO Financeiro? Confira a coluna da Contabilista Viviane Barros
Já em Lagoa Santa essa homenagem não foi feita, a falta de reconhecimento do esforço e do bom trabalho dos profissionais de saúde e do próprio SUS, vem sendo claramente demonstrada pela atual gestão que tem como secretário o Sr. Gilson Urbano que, frente a pasta da saúde na cidade, despreza e vira as costas aos funcionários de maneira recorrente.
É lamentável a forma com que a Secretaria de Saúde atua na cidade, sequer conseguem atender de forma efetiva as demandas da população, antes mesmo da pandemia, apresentando um trabalho ineficaz, muito diferente do trabalho de profissionais de ponta, que na verdade são quem apagam o incêndio das consequências de uma má gestão.
Com base neste cenário de desvalorização, muitos bons profissionais recusam-se a trabalhar em Lagoa Santa e como prova, é só observar a cidade vizinha, Vespasiano, que possui em seu quadro médicos especialistas e enfermeiros gabaritados, que trabalham por um salário muito inferior.
E o porquê disso? No que diz respeito a pandemia, por exemplo, vejamos: sobre o tal plano de vacinação, o que tenho visto são apena informações copiadas.
E o mais importante de tudo, a metodologia não é apresentada. Informações incompletas, repassadas de qualquer forma, sem um quadro detalhado apontando quantos cidadãos já foram vacinados, quantos ainda precisam se vacinar, estimativa de números, previsão de tempo, indicação dos grupos prioritários, enfim…
O que a população está aprendendo a grosso modo, é que não basta a legitimidade para ocupação de um cargo, é preciso COMPETÊNCIA, é preciso ‘SER’ humano.
Algo que não se vê por aqui. É de extrema importância que a população esteja atenta, busque informações ainda que essas estejam sendo incompletas, apresentando inconsistência.
Por fim, quero parabenizar todos os profissionais da saúde que continuam na linha de frente em Lagoa Santa. São meu orgulho e também de toda população!
Desejo profundamente que Lagoa Santa um dia receba um Secretário (a) de saúde humano e com o mesmo conhecimento e competência de cada um de vocês que todos os dias continuam cuidando do povo!
Deixo minha reflexão.
Por Vanilza Oliveira