Uma moradora do bairro Campinho, em Lagoa Santa, teve uma surpresa indesejada na última segunda-feira (10/05). Ela encontrou próximo a sua residência um saco com vários gatos mortos.
Leia também: Militares de Lagoa Santa interceptam “ataque” no bairro Santos Dumont; 3 pistolas apreendidas
Leia também: Continuam as buscas por suspeito de roubar e agredir dona de hotel em São José de Almeida
Ela relatou que eles não tinham sinais de violência, o que indica que a morte tenha ocorrido por envenenamento, e que também, seus dois gatos desapareceram há mais de uma semana e ainda não foram encontrados.
“Eu assustei quando eu vi vários urubus sobrevoando a plantação. Quando fui chegando perto, vi que eles estavam tirando de dentro do saco gatos mortos. Foi uma cena de terror, fiquei muito triste, ainda mais que meus dois gatos continuam desaparecidos”, descreveu a senhora.
Os gatos mortos foram encontrados na Rua do Sumidouro, bairro Campinho. Recentemente, outros gatos foram encontrados mortos no bairro Visão, também em Lagoa Santa.
Crime no Código Penal
O envenenamento de animais é crime. O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32).
A pena pode variar de 1 a 3 anos de detenção, ou pena revertida em prestação de serviços comunitários e multa. Até a venda de chumbinho, muito usado em casos de envenenamento de animais, é caracterizado crime.
Denúncias podem ser feitas na Polícia Militar através do 190 ou Disk-Denúncia 181.
Por Felipe Cruz