Pensando na saúde dos animais e na população local, a Prefeitura de São José da Lapa em parceria com a Secretária de Saúde do município irá realizar entre os dias 23 à 25 de agosto o teste rápido para identificar à Laishmaniose.
Leia também: Casa Rosa em Vespasiano completa um ano de atendimentos
Leia também: PM desarticula quadrilha em Lagoa Santa especializada em furto de fios de cobre
Os procedimentos serão realizados no Centro de Zoonoses da cidade de 08:30 às 11:30 h da manhã.
Segundo especialistas, a utilização de métodos de diagnóstico laboratorial é importante não apenas para a confirmação dos casos, mas também para fornecer informações epidemiológicas, assim identificando a espécie circulante da Leishmania na região testada.
Para quem não sabe, a zoonoses infecta aproximadamente mais de três mil pessoas, e uma quantidade incontável de cães. Para cada pessoa infectada, estima-se que 200 animais são infectados.
A Leishmaniose é uma doença canina causada por protozoários do gênero Leishmania. A doença chega até o animal após ele ser picado por um flebótomo, conhecido como mosquito palha.
Existem dois tipos de Leishmania a Visceral e a Tegumentar.
A Leishmaniose Visceral Canina é uma Zoonoses, o que significa que afeta tanto os humanos, quanto os cães. A doença ataca as células do sistema imunológico do animal, se propagando posteriormente até atingir órgãos como pele, fígado, rins, medula óssea e baço.
A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas.
Serviços: Centro de Zoonoses de São José da Lapa
Endereço:
Rua: Idalina Alves, 607, bairro Maria de Lourdes
Por Moisés Martins