Com o objetivo de atuar na proteção e defesa dos animais, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criou o Comitê de Bem-Estar, Defesa e Proteção Animal, o CBDPA.
Leia também: Polícia Civil de Lagoa Santa conclui inquérito sobre assassinato de jovem transexual
Leia também: Militares encontraram 16 barras de maconha enterradas em terreno na cidade de Lagoa Santa
O instrumento é pioneiro no município e irá atuar também na fiscalização do cumprimento das legislações de proteção aos animais.
“Assim como outras causas, a proteção animal é uma causa que me sensibiliza muito.
Nossa gestão está atenta às necessidades dos animais e das pessoas da cidade que cuidam com muito carinho dos animais desabrigados. O que estiver ao nosso alcance será feito no sentido de ajudar este movimento”, disse a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, políticas públicas como proteção aos animais, plano de manejo populacional de cães e gatos, audiências públicas e campanhas de conscientização serão realizadas através do Comitê, que contará também com a participação da sociedade civil.
A ONG “Irmão Bicho” é uma das parceiras da Prefeitura de Pedro Leopoldo no comitê, auxiliando no cuidado com os animais resgatados.
Doação de ração em Pedro Leopoldo
Esta semana a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entregou 225 quilos de ração a protetores individuais de animais da cidade, ou seja, pessoas que abrigam cães e gatos de rua.
A ação foi possível graças a uma medida compensatória conseguida pela administração via Secretaria de Meio Ambiente de PL.
Medida compensatória é quando uma empresa, pessoa física ou jurídica está em débito com o governo e o pagamento deste débito é convertido para benefício comum.
“A atual administração, reconhecendo a necessidade de iniciar esta política de proteção animal, identificou os protetores que há bastante tempo vêm desenvolvendo uma política de recolhimento de animais de rua.
Quando entendemos a atuação destas pessoas, percebemos a necessidade de auxiliá-los e, para tanto, convertemos algumas ações ambientais, sobretudo aquelas relacionadas à medidas compensatórias, à doação de ração”, explicou Mauro Lobato, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Quinze sacos de ração foram distribuídos através da compensação, o equivalente a 225 quilos de alimento para animais abrigados por protetores em Pedro Leopoldo.
Por Felipe Cruz, com colaboração da Ascom Pedro Leopoldo.