Cachaça? Você sabia que a cachaça é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo somente para cerveja? Ela é uma bebida genuinamente brasileira e fabricada somente aqui no Brasil.
Leia também: Como o CrossFit muda a vida das pessoas? Confira a coluna de João Paulo, coach do CrossFit Llagoa Santa
Leia também: Corpos de moradores de Lagoa Santa são encontrados enterrados em Jaboticatubas
A cachaça tem aproximadamente 500 anos de história, atualmente são aproximadamente 5000 alambiques registros no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.
O Brasil exporta grande quantidade dessa bebida, mas ainda temos um potencial imenso de exportação. Em 2019, 44% das exportações da cachaça foi para União Europeia.
Apenas 1% da produção, o equivalente a 8,4 milhões de litros, é destinada à exportação. Ela tem chegado em novos públicos, incluindo o público jovem.
A valorização dos produtos artesanais e a divulgação em grandes eventos faz da cachaça uma bebida muito desejada em todas as classes sociais.
Dado ao aumento das cachaças premiadas em concursos dentro e fora do país, faz com que o consumidor brasileiro passe a olhar a cachaça como um produto de qualidade e tradição histórica.
A cachaça tem substituído outras bebidas que entraram no país ao longo do tempo e que agora tem perdido espaço com o crescimento do consumo de cachaça.
O aumento do consumo dessa bebida, a profissionalização dos fabricantes, maior popularização dos preços, maiores investimentos em divulgação, vão levar a cachaça ao sucesso esperado dentro e fora do país.
O ano de 2020 foi muito difícil para os produtores do país devido a pandemia, mas assim que os eventos voltarem, a economia voltar a crescer, é esperado um aumento significativo da produção, do consumo e de toda cadeia produtiva.
Por Carlos Baiano – Fundador da Cachacaria Primeira (www.cachacariaprimeira.com.br).
Créditos: Estado de Minas (Flávia Ayer), Livro “Os Segredos da Cachaça”.