A Cidade Administrativa foi palco no último dia 20 de novembro, do Campeonato Mineiro de Patinação de Velocidade.
O evento reuniu cerca de 40 atletas, de várias partes do estado, que competiram nas categorias adulto, infantil, estreante e master.
Leia Também: Garoto de Vespasiano disputa Campeonato Brasileiro de Skate
Leia Também: Serasa promove Feirão Limpa Nome com descontos de até 99% nas dívidas
E a cidade de Lagoa Santa representou muitíssimo bem, trazendo duas medalhas para casa, pelas mãos do motoqueiro Pedro Henrique , prata na categoria estreante masculino 2 mil metros, e da professora Ludmila Xavier, bronze na estreante feminino, também nos 2 mil metros.
Em bate papo exclusivo com o Vetor Norte Notícias, Ludmila diz que começou a patinar em agosto de 2020, duramente a pandemia.
Antes disso, nunca havia colocado patins nos pés e muito menos imaginado participar de competições.
A atividade era encarada como hobbie e oportunidade para interagir socialmente.
Ela conta que fez vários amigos, não só de Lagoa Santa, mas também de outras cidade e estados.
Em agosto deste ano, Ludmila participou de sua primeira competição e ficou em 1º lugar 5km/FREE – Categoria Feminino 20/29 – no Let`s Roller & Run BH, evento que reuniu mais de 300 patinadores de várias cidades e estados, na Pampulha.
“A partir do evento me interessei pelos patins não só como hobbie mas como esporte e comecei a me dedicar mais.
Percebi que existem vários atletas que competem na modalidade velocidade, nacional e internacionalmente.” revela.
Pedro Henrique também estreou nas competições no Let`s Roller & Run, a convite de Ludmila, e terminou em 4º lugar.
Animados com o resultado, ambos entraram, no mês seguinte, para uma equipe de treino em Contagem, que conta com instruções e técnicas de patinação de velocidade, com um professor capacitado.
A equipe se reúne 2 vezes na semana em Belo horizonte e 1 vez em Contagem.
Pedro diz que não tinha nenhuma expectativa de ganhar medalhas quando começou, mas que ainda assim, resolveu deixar o trabalho como motoboy à noite, para focar exclusivamente nos treinos.
“A equipe foi super receptiva e carinhosa e não posso esquecer do nosso treinador, Fernando Chagas , que acreditou na nossa capacidade , nos incentivando diariamente”. conta Pedro.
“Nos deslocamos de Lagoa Santa 2 vezes na semana para participar dos treinos, enquanto não podemos contar com um suporte aqui na cidade em questão de espaço e profissionais.” enfatiza Ludmila.
Com a participação e premiação nos eventos, e os dois meses de intenso treinamento, aprendendo técnicas acerca da Patinação de Velocidade, Ludmila e Pedro Henrique já percebem os avanços e dizem estar se sentindo muito incentivados a, em breve, alçar voos mais altos no esporte.
Por Bráulio Ivo