Para acompanhar o crescimento populacional desenfreado que Lagoa Santa tem sofrido, além de infraestrutura, saúde e educação, uma outra área requer atenção especial, a Segurança Pública.
Leia também: Tático intercepta fuga de 5 criminosos após tentativa de homicídio em Prudente de Morais
Leia também: Vacinação no Vetor Norte – Confira o calendário de vacinação nas cidades do Vetor Norte
Com forte atuação das forças de segurança – Polícia Militar e Polícia Civil, a sensação de segurança da população aumentou consideravelmente e os números seguem positivos em queda de homicídios, furtos, assaltos e crimes violentos.
E para manter essa crescente de bons números, Lagoa Santa foi presenteada pelo Governo de Minas no final do mês de julho com a designação de uma Delegada, que atuar ao lado do Dr. Flávio Rabello Teynemy, delegado titular da Delegacia de Lagoa Santa.
Fomos recebidos, com exclusividade, pela jovem Dra. Denise Souza Cruz dos Santos, de 44 anos. Mesmo com a pouca idade, ela já possui 19 anos de PC como Delegada e uma robusta experiência, desde cidades do interior, até sua destacada atuação em Belo Horizonte.
Cidade Natal
Sou natural de Ipatinga, filha de um engenheiro da Usiminas e uma dona de casa. Tive uma infância e adolescência muito ativa, ao lado das minhas duas irmãs.
Meu pai sempre valorizou a educação, tive a oportunidade de me dedicar bastante aos estudos, o que fez e faz grande diferença em minha vida.
O início na Polícia Civil
Me formei em direito e sempre tive o desejo de entrar para a Polícia Civil, fazer parte dessa respeitada entidade. Então, com 25 anos, quase recém formada, prestei o concurso e fui aprovada.
Confesso que nunca senti um preconceito dentro da Polícia Civil, mesmo com a pouca idade e já assumindo tamanha responsabilidade e liderando equipes onde eu era a mais jovem.
Tive muita ajuda de bons policiais, tive a sorte de trabalhar com grandes profissionais e aprender muito com eles. Aos poucos fui quebrando as barreiras, mostrando o meu trabalho e conquistando meu espaço com conhecimento e principalmente, fazendo cumprir a lei.
Não temos que provar nada a ninguém, apenas exercer nosso trabalho e mostrar que a mulher pode estar e trabalhar aonde ela quiser.
Como será sua atuação na Delegacia de Lagoa Santa?
Mesmo não sendo uma cidade considerada grande, o volume de processos na Delegacia é enorme. Então, eu e Dr. Flávio dividimos nosso trabalho por áreas.
Eu ficarei responsável pelos inquéritos envolvendo animais, meio ambiente, menores infratores e violência doméstica.
Infelizmente, Lagoa Santa possui muitos casos de violência doméstica, agressão a mulheres, e precisamos dar um basta nisso, antes que a violência evolua para algo pior.
Outro fator preocupante e que requer um trabalho macro, desde a infância, é o que envolve menores infratores. É um trabalho social, de educação mesmo, que precisa ser começado lá atrás, na base.
A educação, os esportes, a estrutura familiar, ainda são os principais fatores para mudarmos a realidade dos jovens.
E quando já chega no caso de internação, as medidas socioeducativas precisam ser eficazes, é isso que vai recuperar os adolescentes.
Não podemos trata-los igual em presídios, onde só ficam comendo sem produzir nada. O adolescente ainda pode ser recuperado, mas precisamos de medidas mais eficazes e eficientes.
Se nada for feito, esse adolescente de hoje será o criminoso de amanhã!
O que Lagoa Santa pode esperar da Dra. Denise?
Uma Delegada dedicada aos problemas da cidade e cumpridora das leis. Chegamos com a sensibilidade feminina, com um olhar diferente para casos de violência doméstica, casos envolvendo adolescentes, à causa animal.
Nosso trabalho não se restringirá a Delegacia, também queremos atuar junto ao poder público, às escolas, à sociedade de forma geral.
Chegamos com o coração cheio de esperança e com muita vontade de trabalhar!
Com 25 anos se tornou Delegada. Como é servir de inspiração para jovens advogadas que sonham em entrar para os quadros da Polícia Civil?
Fico super feliz quando descubro que servimos de inspiração para outras mulheres, para jovens advogadas, e até para outras profissões.
A mensagem que posso deixar é estudem, se dediquem, lutem pelos seus sonhos. E todo projeto que entramos é preciso de foco, de abrir mão de algumas coisas para realizar outras.
E reafirmo o que disse acima, não tenham medo de ingressar na Polícia Civil ou Militar, conquistamos nosso espaço nessas instituições com trabalho e respeito.
Sou prova viva de que podemos alcançar nosso sonho, basta acreditarmos em nós e fazermos por onde.
Por que escolher Lagoa Santa?
Qualidade de vida! Vim para Lagoa Santa buscando isso, tentando unir trabalho e qualidade de vida, trabalhando perto de casa, sem a loucura do trânsito da capital!
Chega um certo momento que a família passa a ser prioridade, e não mais a carreira. E esse pertencimento, até no exercício do trabalho, ajuda muito, pois eu quero uma cidade cada vez melhor, cada vez mais segura para mim, minha família e toda sociedade!
Fim!
Antes de vir para Lagoa Santa, Dra. Denise Souza Cruz dos Santos foi destaque profissional como Delegada Corregedora da Delegacia Adjunta do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte.
Sucesso Dra. Denise, e seja bem vinda a Lagoa Santa!
Por Felipe Cruz