A cidade de Lagoa Santa receberá entre os dias 20 e 24 de setembro uma etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem.
O palco escolhido não poderia ser outro, a Lagoa Central, principal cartão postal da cidade e local de treinamento da seleção brasileira de canoagem.
Leia Também: Lagoa Santa encerra semana Lund com entrega de medalhas Peter Lund
Leia Também: Mercadão Internacional recebe exposição com obras do renomado escultor Celso Vieira
De acordo com a organização, esse será o terceiro evento da temporada 2023 da Canoagem Velocidade e Paracanoagem e que faz parte dos eventos que que definirão o 1º Ranking Nacional da Canoagem Velocidade e da Paracanoagem.
Na etapa Lagoa Santa do Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem, teremos as seguintes categorias: infantil; menor, cadete; júnior; sênior; máster; menor e cadete; júnior e sênior, onde em todas elas, disputadas no masculino e feminino.
As distâncias percorridas entre os atletas vão variar entre 500m e 1.000m.
A expectativa é que a cidade receba mais de 400 atletas profissionais, além de seus staffs, treinadores, familiares e membros de comissões técnicas.
De acordo com o diretor de turismo e cultura de Lagoa Santa, Arnaldo Marchesotti, captar grandes eventos esportivos fazem parte do desenvolvimento e fomento de toda cadeia.
“Isso já é um planejamento que estamos trabalhando desde 2019, mas precisamos interrompê-lo devido a pandemia da Covid-19.
O turismo já teve um crescimento significativo em 2022, seja na realização de eventos esportivos ou na ocupação dos hotéis e pousadas.
Captar esses grandes eventos faz parte do desenvolvimento e fomento de toda cadeia ao redor do turismo – hospedagem, serviços, gastronomia, etc.
Podem ter certeza que esse será apenas o primeiro de vários outros que vamos promover.
Vale destacar também que o turismo em Lagoa Santa vem se diversificando, seja o turismo esportivo, de lazer ou eventos”, destacou Marchesotti.
Esperança de medalha
A canoagem tem despontado como esporte promissor em Lagoa Santa em 2023, e a Escolinha de Canoagem, que iniciou as atividades ao final de 2022, já tem colhido frutos e bons resultados.
Prova disso é o adolescente Marcos Paulo, de 14 anos. Em maio deste ano, o atleta brilhou em uma competição na cidade de Curitiba, conquistando três medalhas em diferentes categorias:
Ouro no K1 1.000 metros, prova olímpica e considerada a mais importante da categoria;
Prata no K1 500 metros e prata no k1 200 metros, demonstrando toda sua versatilidade e dedicação ao esporte, garantem seus treinadores Marcos Paulo Carol.
Por Felipe Cruz