Romeu Zema

Governador Romeu Zema proíbe Saidinha de Carnaval para detentos em Minas

O governador Romeu Zema (NOVO), anunciou nesta terça-feira (3), a suspensão da saída temporária de detentos durante o Carnaval de 2026 no estado. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MG) e divulgada nas redes sociais do chefe do Executivo mineiro.

 

Leia também: CEMIG muda layout das contas e dúvida se espalha por toda Minas Gerais

 

Leia também: Grande festa marca os 102 anos da cidade de Pedro Leopoldo

Ao justificar a medida, Zema afirmou que a segurança da população deve ser prioridade, especialmente em períodos de grande movimentação, como o Carnaval.

 

“Só existe festa de verdade quando existe segurança. E em Minas, a prioridade é clara: proteger quem trabalha, quem anda na rua e quem quer festejar em paz. Por isso, tomei a decisão junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública de suspender a saída temporária de detentos durante o Carnaval. Não faz sentido colocar criminosos de volta às ruas justamente no período em que as famílias estão mais expostas. Quem vive direito merece paz. E quem escolheu o crime, que cumpra a pena”, declarou o governador Romeu Zema.

 

Romeu Zema
Presídio de Lagoa Santa.

Benefício da “saidinha” no Brasil

A saída temporária, popularmente conhecida como “saidinha”, é um benefício previsto na legislação brasileira e concedido a detentos que cumprem requisitos legais, permitindo que deixem o sistema prisional em datas específicas, como feriados e datas comemorativas, com a obrigação de retornar posteriormente às unidades prisionais.

No entanto, dados nacionais reforçam o debate sobre o tema. Informações do sistema penitenciário brasileiro apontam que, a cada concessão do benefício, uma parcela dos detentos não retorna ao sistema prisional.

Levantamentos recentes indicam que a taxa média de não retorno varia entre 4% e 6% dos beneficiados, o que representa milhares de foragidos em todo o país a cada ano.

A decisão do governo mineiro reacende discussões sobre segurança pública, ressocialização e os impactos da saída temporária no combate à criminalidade.

E aí, gostou da decisão do Governador Romeu Zema?

 

Siga Vetor Norte Notícias no Instagram – CLIQUE AQUI! 

Por Felipe Cruz

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se