Após cinco dias de combate às chamas que consumiram cerca de 370 hectares de vegetação, o Corpo de Bombeiros anunciou nesta terça-feira (23), o fim dos trabalhos na Lapinha da Serra, em Santana do Riacho, na região turística da Serra do Cipó.
Leia Também: Há 10 anos no mercado, Barbearia Santiago é referência em Lagoa Santa
Leia Também: Prefeitura de Vespasiano entrega reforma de mais uma unidade escolar
O fogo começou na última sexta-feira (19), e destruiu uma área equivalente a 370 campos de futebol.
Devido à dimensão do incêndio e as características do clima nessa época do ano, na região da Serra do Cipó, foi necessária uma ampla equipe com mais de 30 bombeiros além da participação de voluntários, prefeitura, brigadistas florestais e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com a instituição, para esse tipo de combate, foram utilizados bombas costais, abafadores, sopradores e outras ferramentas.
Os bombeiros também informaram que, nas últimas 24 horas, foram registradas 165 chamadas de incêndio em vegetação, sendo 25 chamadas em Belo Horizonte e 71 na região metropolitana.
Em posts no Instagram, a Brigada Cipó afirmou que o trabalho de combate impediu que o fogo chegasse à antena de telefonia que atende ao município.
O incêndio, segundo os voluntários, começou na região conhecida como Vargem Grande, nas imediações da usina da lagoa.