DUO BINNE DIUVLGAÇÃO

Festival Neves Encena vai circular por três regiões de Ribeirão das Neves no fim de semana

Em sua quarta edição, o Festival Neves Encena é um projeto do Instituto Cultural Semifusa que visa proporcionar espaços de apresentações de rua, priorizando a difusão e a circulação de espetáculos e performances de grupos cênicos de periferias, principalmente da Região Metropolitana de BH.

O festival vai circular pelos bairros centrais do Sevilha B, na sede do Instituto Cultural Semifusa, e no Instituto Federal de Minas Gerais de Ribeirão das Neves, nas regiões do Veneza. O evento também estará no bairro Metropolitano. Em Justinópolis, o evento estará no bairro São João de Deus e no Tony.

23 de agosto (sexta-feira) – 19h
Cine Teatro Popular
R. do Comércio, 225, bairro Tony – Justinópolis.
Peça: O Barbeiro com Chico Tavolaro

O palhaço vareta está em busca de outra profissão, ficou sabendo que ser barbeiro dá muitos seguidores. Agora ele é um profissional de barbearia, pelo menos é o que diz sua imaginação, com muito entusiasmo ele embarca nessa jornada repleta de trapalhadas. O novo barbeiro promete cuidar do seu visual, mas gargalhadas vem de brinde. Chico Tavolaro é multiartista, circense, autodidata que atua profissionalmente desde 2008. As especialidades do artista são as técnicas de malabarismo, equilíbrio e palhaçaria. Atualmente integra o elenco do grupo MPBaixinhos para todas as idades além de atuar em seu espetáculo artístico solo “O barbeiro”.

24 de agosto (sábado) – 8h
Oficina de Manipulação de Bonecos

A oficina tem o objetivo central, o uso do boneco em encenações teatrais, com foco na técnica de manipulação direta. Os participantes terão a oportunidade de aprender, através de exercícios práticos, técnicas de manipulação de bonecos, explorando desde os movimentos básicos até as expressões mais sutis que dão vida e emoção aos personagens. A oficina será ministrada por três membros da Catibrum Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, que há mais de 30 anos trabalha exclusivamente com teatro de formas animadas.
Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNN1HNSmvsribwtc3VlBa_NJxmC8KGRjBdu_Yg8InFnurng/viewform

Casa Semifusa
Rua Cataguases, nº 73, bairro Sevilha B – Ribeirão das Neves

24 de agosto (sábado) – 19h
Centro Cultural Di Quebrada
Rua Cenira Gurgel de Carvalho, 137 – São João de Deus (Justinópolis).

Peça: 1 2 3… Tente Outra Vez!
O espetáculo de trio de palhaços se apresenta como uma obra de arte multifacetada, tecendo humor, simbolismo e crítica social em um tecido rico de camadas. Através da alegria contagiante dos palhaços, o público é convidado a refletir sobre temas de extrema relevância para a nossa época, como a necessidade de cuidar do planeta Terra, a importância da família e das relações humanas, e a aceitação do erro como parte da natureza humana.

25 de agosto (domingo) – 10h
Praça do Bairro Metropolitano
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 1257.
Ao lado do Campo do Metropolitano

Peça: Dançando no céu
Baseado na técnica acrobática de “portage” sobre as pernas de pau, o espetáculo apresenta movimentos acrobáticos de alto nível de dificuldade, despertando no espectador um carrossel de emoções e sensações através da dança e do humor, através do emprego de diferentes gêneros musicais e da interação com o público, numa experiência singular.

25 de agosto (domingo) – 19h
Casa Semifusa
Rua Cataguases, nº 73, bairro Sevilha B – Ribeirão das Neves
Espetáculo: Causos Enredados com Zilvan Lima

Neste monólogo, um vendedor de redes conta suas histórias, compartilhando sua relação com o mundo. Entre risadas e reflexões, ele nos guia entre poetas, amantes, lugares diversos, personagens fantasiosos, desigualdade social, amor, esperança e saudade, permitindo que os espectadores leves para casa parte de suas experiências. Zilvan é arte educador, formado em teatro pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), ator, diretor, professor de teatro. Trabalha na área há 18 anos. Trabalho da Escola de Teatro Plataforma Rotunda. Em parceria com a prefeitura de Simão Pereira desenvolveu o curso de formação de arte-educadores. Organizador do Coletivo Teatral Tejuco. É arte educador pelo projeto “Arte na Escola”, trabalha formação de atores em parceria com a APHAA.

Projeto executado a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo de Ribeirão das Neves com apoio do Coletivo Semifusa e Prefeitura de Ribeirão das Neves pelo edital 240/2023.

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se