Durante missão oficial em Xangai, o governador Romeu Zema e comitiva firmaram um acordo para produção de hidrogênio verde e atração de novos investimentos, destacando o estado como polo de sustentabilidade e inovação tecnológica.
Romeu Zema, acompanhado de uma comitiva com vários políticos mineiros, acompanhou a assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo de Minas Gerais, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e um grupo chinês para o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio verde.
O acordo prevê a instalação de uma fábrica de células a combustível no estado, atraindo investimentos e fomentando a criação de uma cadeia produtiva local.
A Deputada Nayara Rocha ressaltou que o projeto fortalecerá a pesquisa em energias sustentáveis e colocará Minas como referência em energia renovável no Brasil.
Além disso, a missão busca reforçar o posicionamento do estado como destino para novos investimentos, com foco na atração de empresas e no fortalecimento da economia regional, principalmente nas áreas do Vetor Norte e Vespasiano.
A comitiva também participa da “China International Import Expo”, evento que visa ampliar os negócios entre Brasil e China, com apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).