Uma reunião da Granbel na manhã desta segunda-feira (8/03), em Vespasiano, deverá dar novos rumos ao enfrentamento à Covid-19 nas cidade do Vetor Norte e Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH.
Leia também: Acidente entre Lagoa Santa e Serra do Cipó deixa uma vítima fatal e duas feridas
Leia também: Ministro Edson Fachin absolve o ex-presidente Lula de todos processos da Lava Jato
Liderada pela prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), a reunião contou com a presença de Prefeitos, Prefeitas, representantes da secretaria de estado de saúde, além de secretários municipais de saúde.
O que ficou definido no encontro é que uma fase intermediária entre a “Fase Vermelha” e a “Fase Roxa” deverá ter início ainda nesta semana, considerada de “Fase Lilás”.
De acordo com interlocutores, medidas mais duras serão tomadas, dentre elas, duas parecem ser unânimes em todas cidades do vetor norte:
proibição da venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e similares, além de bebidas geladas em supermercados, padarias, mercearias, etc;
“toque de recolher”, onde será proibida a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de comércios não essenciais, provavelmente entre 20h e 5h da manhã.
Não se tem a confirmação se um Decreto do Governador Romeu Zema (Novo), será editado, ou se os Prefeito das cidades do Vetor Norte e da RMBH editarão seus próprios Decretos.
Também não está descartado o fechamento do comércio não essencial. Isso ficará a cargo de cada Prefeito.