No mês de junho, o Coral Vozes de Cristo da cidade de Lagoa Santa celebrou seu 23° aniversário. Foi realizada uma missa solene em Ação de Graças ao grupo, que vem encantando os fiéis há mais de duas décadas.
Leia Também: Lions Clube Lagoa Santa empossa nova diretoria
Leia Também: Maior clínica Multi Especialidades do Vetor Norte é inaugurada em Lagoa Santa
O coro é composto atualmente por 24 vozes entre crianças, jovens e adultos. Dener conta que as crianças foram crescendo e quiseram continuar cantando o que fez com que a ideia original se transformasse. “Ainda hoje temos um cantor que permanece, desde a primeira turma” relata.
Para o solista Pedro Henrique, integrante há 18 anos, fazer parte de um coro lírico exige dedicação, disciplina e claro, muita vontade de cantar
“Ali nós temos oportunidade de apreciar o que cada peça nos oferece através dos arranjos, melodias e letras. Só quem já cantou em um coral sabe como é sentir e ser parte da música como um todo”.
Com um repertório composto por clássicos litúrgicos, o coral entoa cânticos e louvores durante as missas na paróquia São Sebastião, no bairro Várzea, em Lagoa Santa.
De acordo com Dener, o coral tem abertura para assumir outras frentes além da igreja, como apresentações artísticas e socioculturais.
“Nestas ocasiões idealizo alguns concertos com temas específicos, trazendo assim um repertório que não é litúrgico, com clássicos da MPB, temas de novelas e filmes”, destacou o regente.
No ano passado, com apoio do vereador e presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Bruno Braga, o coral foi declarado de utilidade pública.
Para receber o título foi necessário cumprir alguns requisitos legais, tais como a prática de atividades culturais e artísticas, além de exercer finalidade social e comunitária.
“O coral há mais de duas décadas evangeliza através do canto e do amor. O maestro Dener é uma referência para toda a comunidade. Dedicado, tem um cuidado de pai para com todos os membros” ressalta Bruno.
Ele conta ainda que fez parte do coral durante a adolescência e a experiência o ajudou a superar uma das fases mais complexas de sua vida, quando enfrentava problemas familiares.
O incentivo a arte e o cuidado com o social da comunidade sempre foram uma preocupação de Dener.
“Me alegro ao ver estes jovens envolvidos com a música, cantando e se dedicando, longe das drogas e de tantas outras coisas ruins e negativas que o mundo apresenta”.
O Início do coral em Lagoa Santa
A ideia de criar o Vozes de Cristo surgiu em 1999 após Dener participar de uma missa na qual se apresentava o coral Mater Ecclesiae em Santa Luzia.
“Me encantei com as vozes, com a proposta e pensei: por que não criar um coral na comunidade? Começamos com as crianças do bairro mesmo”
Ele conta que não tinha muito conhecimento na área, apenas cantava. Conseguiu apoio de uma maestrina, chamada Dona Didi, que conduziu os primeiros ensaios e ensinou algumas canções.
A partir de então ele assumiu o posto, resolveu se especializar e hoje já são 23 anos de trabalho.
Nesta trajetória, ao longo dos anos, Dener cantou no coral SESI Minas de Belo Horizonte, foi solista no coral da prefeitura de Lagoa Santa, na época regida pela maestrina Laura Tanaka, hoje à frente do coro lírico do Palácio das Artes.
Participou também do Coral da UNIMED, com o maestro Márcio Miranda Pontes e por mais de 10 anos cantou no coral do Santuário Nacional de Aparecida.
Além do irmão Tiago, violonista e também a frente do projeto desde sua fundação, o coral eventualmente traz músicos convidados que integram o time para abrilhantar ainda mais as celebrações e apresentações com violino, sax, trompete e outros instrumentos.
Apresentações
O grupo já se apresentou em vários eventos e cidades da região. Unindo arte e evangelização eles cantam e encantam em missas, festas religiosas, eventos sociais, culturais e até mesmo formaturas.
Dener ressalta ainda que o Coral é aberto à possibilidade de participação de qualquer pessoa da comunidade.
“Eu costumo dizer que somos uma família e, portanto, devemos acolher a todos, sem distinção. O coral traz a voz do Cristo no nome e o Cristo Jesus, ele é pra todos “finaliza.
As apresentações acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês e também aos primeiros sábados na paróquia São Sebastião.
Endereço: Rua Melo Viana, 492 – Várzea, Lagoa Santa
Informações: (31) 3681-0664