Para quem ainda não sabe a Casa Rosa em Vespasiano é onde funciona o Centro Integrado de Apoio à Mulher – CIAM e na quarta-feira 11 de agosto, o espaço completou um ano de atendimento à comunidade.
Leia também: Empreendedorismo solidário em Pedro Leopoldo se fortalece através do agronegócio
Leia também: Prefeitura de Pedro Leopoldo divulga data da primeira parcela do 13° salário
O trabalho é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde de Vespasiano, que oferece, em um só lugar, atendimentos de ginecologia, psicologia, nutrição, mastologia (ciência que trata doenças de mama), dermatologia, exame preventivo e pré-natal de alto risco, tudo voltado para a saúde e bem-estar da mulher.
O objetivo do serviço é desafogar o alto volume de pacientes nas unidades básicas de saúde do município, onde algumas mulheres encontram dificuldades para conseguir atendimento em um momento mais urgente.
Para a enfermeira e profissional da unidade, Estefânia da Silva Martins, a Casa Rosa veio para trazer mais carinho e aconchego na vida das mulheres vespasianenses. “Ter um lugar próprio para atendimento das mulheres na cidade é muito importante, conversar sem receio, trocar experiências, tomar um chazinho servido pela casa com tanto amor, ter um espaço onde seus filhos possam estar seguros enquanto aguardam atendimento faz com que essas mulheres se sintam especiais, como se estivessem na própria casa”, completou.
Em um ano de funcionamento foram realizados mais de 5 mil atendimentos médicos/sociais, às mulheres da cidade. A enfermeira ressalta ainda a importância de todos esses atendimentos. “Nos sentimos gratificadas pelo número de mulheres atendidas, pelos bebês que nascem com saúde após a realização do pré-natal na Casa Rosa. Muitas retornam após o nascimento da criança para nos apresentarem seus filhos e isso é lindo”, disse a enfermeira.
Os procedimentos mais procurados na unidade são: aferição de pressão arterial e peso, autorização dos exames de mamografia, ultrassom de mama e endovaginal e exame preventivo. Um diferencial da Casa Rosa é a facilidade que a mulher tem em ligar e agendar atendimento, que são feitos conforme disponibilidade de agenda dos profissionais que prestam serviço para a Prefeitura de Vespasiano.
Outro fator importante são os atendimentos com os psicólogos, às mulheres que são vítimas de violência doméstica e sexual e também para as mulheres que sofrem aborto.
Para Daniela Guedes usuária dos serviços do SUS, é muito importante um serviço como esse na cidade. “Não recebi muito bem minha gravidez, e ser cuidada por esses profissionais me fez enxergar esse período da minha vida com mais facilidade e entendimento, fui muito bem cuidada por toda equipe” salientou.
Serviço:
CASA ROSA – CIAM
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Endereço: Rua Elias Issa, 38 – Centro
Telefone: 3621-1102
Por Moisés Martins