Secretários municipais de educação de cidades do Vetor Norte e que compõem o CISREC – Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário, se reuniram na última segunda-feira (3/05), para debaterem o retorno das aulas de forma presencial.
Leia também: Servidores públicos se revoltam com Projeto de Lei que pode beneficiar Prefeito e vice; confira
Leia também: Polícia Civil procura suspeita de homicídio em Lagoa Santa ocorrido no último sábado (1/05)
Através da Câmara Técnica da Educação do CISREC, foi protocolado junto à Granbel, um documento apresentando diversos questionamentos e direcionamentos necessários apontados pelos municípios visando o retorno das aulas presenciais, além de ações que visem a segurança de alunos, familiares e toda comunidade escolar.
Esses apontamentos serão enviados, através da Granbel, ao Governo de Minas e a secretaria de estado de educação.
Encontros Temáticos
Em 04 de maio de 2021 na cidade de Vespasiano, em uma reunião da GRANBEL com a presença de Prefeitos e secretários de educação, ficou decidido que às aulas presenciais não retornariam até que haja uma organização, por parte do Estado, em conjunto com os municípios.
Essa organização visa a promoção de garantias mínimas de segurança e suporte aos professores, profissionais da educação, alunos e pais de alunos. Esse manifestou foi elaborado pelo Cisrec.
Pautas como vacinação de profissionais da educação, ampliação do suporte na Saúde, entre outras, serão também repassadas ao Estado, por meio de uma comissão.
Essa comissão é composta por secretários municipais de educação e prefeitos, designada na reunião da GRANBEL, a qual negociará, com o Governo Estadual, condições mínimas para o retorno das atividades escolares presenciais.
.
📍Comissão dos Secretários (as) Municipais de Educação:
Dolores Kícila – Ribeirão das Neves e Coordenadora da Câmara Técnica
Fernanda Silveira Silva – Sabará
Ana Paula Lemos – Ibirité
Laís de Castro Brant – Vespasiano
Ermelindo Martins – Santa Luzia
Marilene Pimenta – Betim.
.
📍Comissão dos prefeitos (as):
Eloisa Helena – Pedro Leopoldo
Eneimar Marques – Jaboticatubas
Willian Parreira – Ibirité
Marília Campos – Contagem
Junynho Martins – Ribeirão da Neves.
Somente a educação infantil nas chamadas Umeis retornaram as atividades em Belo Horizonte.
No vetor norte, escolas particulares que ofertam a educação infantil em Lagoa Santa e Vespasiano, como a Rede M2, também já retornaram as atividades presenciais.
Por Felipe Cruz, com colaboração do Cisrec.
Fotos: Cisrec.