Com o agravamento da crise financeira provocada pela Pandemia em Lagoa Santa, várias famílias estão passando dificuldades para manterem uma alimentação regular. E uma ação do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa – PAMA-LS, está fazendo a diferença.
Leia também: Sigma Lagoa Santa mantém atendimento personalizado e indenização mais rápida do mercado; menos de R$ 2 por dia
Leia também: Acidente na LMG-800 deixa Sargento da Aeronáutica morto
Com a suspensão das atividades presenciais do Programa Forças no Esporte – PROFESP, os recursos destinados a alimentação dos jovens assistidos pelo programa foram transformados em kits de alimentação e distribuídos à famílias de Lagoa Santa.
A iniciativa teve início em abril de 2020 visando atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos adolescentes. Em 2021 o esforço continuou e de janeiro a março mais de 350 kits foram entregues.
Uma das beneficiadas, a senhora Gisele Souza de Oliveira, mãe da aluna Regina Vitória Lopes de Souza, parabenizou e agradeceu a Força Aérea pela preocupação com as famílias.
“Parabéns pelo lindo trabalho de todos vocês. Nessa crise que a cidade de Lagoa Santa está passando, nessa pandemia que todo o país está enfrentando, vocês estão nos dando a oportunidade de não faltar o alimento em nossas casas.
Muito obrigada de coração pelo carinho e pela ajuda que vocês estão dando para a minha família”
Para facilitar e agilizar o contato com as famílias a coordenação do Programa fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Santa e desde fevereiro tem realizado as entregas na porta de Escolas Municipais do Município.
A distribuição dos Kits aumentou em mais de 300% em relação a janeiro. Inicialmente as entregas eram realizadas no Centro de Facilidades localizado na área do PAMALS.
“A mudança do local de entrega foi de suma importância. Conseguimos envolver os diretores das Escolas na missão e consequentemente alcançamos a nossa meta de atingir o maior número de famílias possível”, destacou a Segundo Tenente Viviane Conceição Pazzeli Alves, uma das coordenadoras do Programa.
PROFESP / PAMA-LS
O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
A finalidade é promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
No PAMA-LS o programa teve início em março de 2019. São atendidos em média 150 crianças e adolescentes, entre 10 a 18 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, da cidade Lagoa Santa (MG).
Além de aulas de esportes como vôlei, tênis e lutas, o programa contempla aulas de reforço escolar e orientação para realização dos deveres de casa, bem como atividades complementares como instruções de ordem unidade, aulas de música, palestras sobre valores éticos, formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB), educação ambiental, conduta social e direito na escola.
Por Felipe Cruz, com colaboração da Ascom PAMA-LS.