Eleito com mais de 24 mil votos, Breno Salomão assumirá seu primeiro mandato como Prefeito da cidade de Lagoa Santa a partir de 01 de janeiro de 2025 ao lado de sua vice, Adélia do Carmo. Mas antes de assumir o mandato, ainda como vice-prefeito, Breno nos recebeu aonde será seu gabinete para uma entrevista exclusiva.
Leia também: Solenidade marca entrega de Títulos de Cidadania Honorária 2024 em Lagoa Santa
Leia também: Confira a edição especial de dezembro do Vetor Norte Notícias Impresso
Foi quase uma hora de uma conversa franca, onde questionamos o andamento do “governo de transição”, o perfil de seus secretários, sua relação com a Santa Casa, prioridades e o que os mais de 70 mil moradores de Lagoa Santa podem esperar do seu governo.
Confira a entrevista.
1 – Como tem sido a transição? Tiveram surpresas positivas ou negativas?
A transição trouxe muitas surpresas! Mesmo estando no governo, não tínhamos uma visão completa sobre o andamento de todas as secretarias. Por isso, optamos por montar uma equipe extremamente competente, que está se dedicando a estudar profundamente os números e a situação real de cada pasta.
Um dos maiores desafios que enfrentaremos de imediato será a migração para um sistema mais moderno, que beneficiará tanto os servidores quanto os cidadãos. Esse processo exige planejamento e execução precisos, mas estamos confiantes porque contamos com um grupo técnico altamente qualificado liderando esse trabalho. Essa equipe será fundamental para garantir uma transição bem-sucedida e um início de governo sólido e eficiente.
2 – O perfil de sua equipe, principalmente do secretariado, será igual ao seu, técnico?
Com certeza! O perfil técnico é nossa prioridade, pois esse modelo tem mostrado bons resultados em cidades bem avaliadas e que estão em pleno desenvolvimento, assim como Lagoa Santa. No entanto, buscamos um perfil técnico que também saiba lidar com a política, pois é fundamental equilibrar essas duas competências.
3 – Mesmo não sendo político de profissão, você precisou se adaptar ao jogo. Como será sua relação com a Câmara, sendo ela totalmente base do governo?
Fui eu quem conduziu toda a relação política neste mandato, e continuarei à frente desse diálogo com a Câmara. Já construímos uma relação muito saudável com os vereadores, e não teremos dificuldades com os reeleitos ou com os novos parlamentares. O aumento da votação dos vereadores reflete essa parceria do legislativo com o executivo. Nosso segredo é o diálogo, evitar conflitos e trabalhar em conjunto para construir soluções e melhorar a vida da população, pois os vereadores estão mais próximos do povo.
4 – Como será sua relação com a Santa Casa? Existe o desejo de ela voltar a ser administrada pela Prefeitura?
A princípio não! Queremos que a Santa Casa funcione de forma independente e autônoma, desde que tenhamos a garantia de que os recursos estão sendo bem aplicados. Exigiremos mais transparência por parte da gestão da Santa Casa, permitindo que a população acompanhe a aplicação dos recursos, assim como já acontece com a Prefeitura. Nosso objetivo é que o hospital ofereça atendimento ágil e de qualidade, mantendo também uma saúde financeira que não inviabilize a gestão.
5 – Quais áreas serão prioritárias em seu governo?
Saúde e Desenvolvimento Social.
- Saúde: Essa é nossa principal demanda há anos. Vamos implantar ferramentas digitais para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, como exames especializados, etc.
- Desenvolvimento Social: Essa área terá um olhar especial. Muitas pessoas precisam do suporte da Prefeitura, e não nos furtaremos a essa responsabilidade.
6 – Será criada alguma nova pasta ou diretoria na sua gestão?
Sim, vamos criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Precisamos de uma secretaria com foco em atrair novos negócios, qualificar mão de obra, apoiar os comerciantes locais e estabelecer relações sólidas com empresários. Mesmo com nossa cidade próxima do pleno emprego, queremos ampliar as oportunidades e explorar nossos diferenciais, como a proximidade com um dos maiores aeroportos do mundo e uma excelente infraestrutura de escoamento.
7 – Já tem algum plano para os 100 primeiros dias de governo?
Como nosso plano de governo foi muito realista, vamos organizar a casa com calma e dar tempo ao tempo. A prioridade será implantar o novo sistema e ajustar os processos. Nossa gestão será cautelosa, principalmente diante dos cortes orçamentários e das tensões entre o Congresso e o Planalto, para garantir que a população não fique desassistida em áreas vitais.
8 – Agora que você não é mais o prefeito de 24 mil eleitores, mas de 70 mil habitantes, o que a população pode esperar da gestão Breno Salomão?
Os moradores podem esperar uma gestão focada em prosperidade, inovação tecnológica e desburocratização. Investiremos em saúde, desenvolvimento social e educação, sempre com um olhar para o futuro. Nosso objetivo é corrigir falhas e construir uma Lagoa Santa ainda melhor, com ações de impacto hoje que beneficiarão as próximas décadas. Tenho plena confiança de que a Lagoa Santa dos próximos 30 anos será muito melhor do que a já excelente cidade que temos hoje. Podem confiar!
Secretários municipais a partir de 01 de janeiro de 2025 no mandato Breno Salomão e Adélia do Carmo:
Dalmar Moraes – Secretário de Fazenda
Breno Muniz – Secretário de Gestão
Juliana Pontes – Chefe do Departamento Jurídico
Alessandro – Desenvolvimento Urbano
Raquel Salomão – Desenvolvimento Social
Educação: Gabriel Mendes
Saúde: Allan Falci
Por Felipe Cruz
Siga @vetornortenotcias no Instagram