Crédito Lina Mintz (3) - Cia Circunstância Circo Teatro

‘PROJETO XIA’ PROMOVE APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL, SHOW MUSICAL E RODA DE CONVERSA NO PARQUE LAGOA DO NADO

Para ampliar e promover o acesso à arte, a cultura e ao lazer, além de proporcionar oportunidades de desenvolvimento integral ao público. O Projeto Xia, que é desenvolvido pelo Instituto Se Toque, promove o espetáculo Batalha, da Cia Circunstância, show musical de Júlia Deodora e Banda, além de Roda de Conversa, no Teatro de Arena do Parque Lagoa Do Nado, na quarta-feira, dia 28 de agosto, a partir das 14h.

“A ação, que é gratuita visa a promover uma reflexão profunda sobre a complexidade da experiência humana e a importância de resgatar a essência de cada indivíduo em meio a um mundo que muitas vezes desconecta as pessoas se sua própria identidade. É uma oportunidade de mergulhar no universo poético dos corpos que dançam, cantam e celebram a pluralidade que nos torna únicos e especiais”, explica Michelle Sá, que é curadora do projeto.

A primeira atração da tarde será a apresentação do espetáculo “Batalha”, que tem como cenário um ringue de luta livre, no qual a personagem dribla a própria ruína e está se preparando para uma grande batalha. Com direção de Rafael Bacellar, assistência de direção de David Maurity e dramaturgia de Idylla Silmarovi, o solo “Batalha” foi criado em diálogo com Dagmar, que há mais de 14 anos atua na cena mineira e nacional, como a palhaça Titica, sendo uma das artistas de referência no movimento de palhaças mulheres em Minas Gerais.

 

O espetáculo mergulha nas referências da palhaçaria, do faquirismo, do universo feminino e da comicidade drag, numa pesquisa da direção e dramaturgia em torno do universo circense e cabareteiro brasileiro. O espetáculo é uma homenagem às mulheres e à comunidade LGBTQIA+, que a ajudou a se reconhecer como artista, mulher e drag. Para chegar ao resultado de Batalha, foram duas residências, além das pesquisas sobre a linguagem de cabaré. A primeira residência foi com a palhaça, atriz e diretora de Brasília Ana Luiza Bellacosta e a outra, com a circense e diretora Daniela Rocha-Rosa.

Logo em seguida haverá a apresentação de Júlia Deodora e Banda, que fará um show autoral, que na verdade é uma celebração poderosa e íntima, onde a artista explora temas profundos e pessoais através de suas canções. Com uma voz marcante e letras sensíveis, Júlia aborda a sexualidade, a negritude e o afeto, criando um espaço de reflexão e empatia. Suas músicas são um convite à auto aceitação e ao amor próprio, promovendo a diversidade e a inclusão. A performance é envolvente, com arranjos musicais que misturam diferentes gêneros e ritmos, refletindo a riqueza cultural e emocional de sua trajetória.

Ao final haverá uma roda de conversa, entre os artistas e o público presente.

Sobre o Instituto Se Toque

O Instituto Se Toque é uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade, idealizado pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz. Fundado em 2014, o Instituto oferece oficinas, vivências e projetos culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens. O Instituto se formalizou como uma Organização Sociocultural em 2021. Seu trabalho se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo igualdade de gênero e bem-estar para todos.

Sobre o projeto

O projeto XIA – Programação cultural (Chamamento Público CMDCA/BH No 001/2022), realizado pelo Instituto Se Toque, visa promover espaço de experimentação, troca e investigação da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento da existência de corpos e expressões culturais dissidentes por meio de uma programação cultural e artística voltada para adolescentes e seu entorno (crianças, familiares e responsáveis) visando a ampliação do acesso à arte, a cultura e ao lazer, criando ainda oportunidades de desenvolvimento integral ao público em situação de vulnerabilidade, uma vez que as atividades do projeto têm caráter interdisciplinar.

Compartilhe

Leia também

Inscreva-se